O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Cláudia Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24410
Resumo: O processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos.
id RCAP_f5ed2ab54fcd5e83daa6e1d0c9842e49
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)Escola SecundáriaO processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos.2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24410http://hdl.handle.net/10316/24410TID:201536633porBatista, Cláudia Miguel Ferreira - O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores). Coimbra: [s.n.], 2013.Batista, Cláudia Miguel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:59.716207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
title O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
spellingShingle O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
Batista, Cláudia Miguel Ferreira
Escola Secundária
title_short O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
title_full O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
title_fullStr O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
title_full_unstemmed O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
title_sort O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
author Batista, Cláudia Miguel Ferreira
author_facet Batista, Cláudia Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Cláudia Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Secundária
topic Escola Secundária
description O processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24410
http://hdl.handle.net/10316/24410
TID:201536633
url http://hdl.handle.net/10316/24410
identifier_str_mv TID:201536633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Batista, Cláudia Miguel Ferreira - O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores). Coimbra: [s.n.], 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133836475367424