O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24410 |
Resumo: | O processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos. |
id |
RCAP_f5ed2ab54fcd5e83daa6e1d0c9842e49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)Escola SecundáriaO processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos.2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24410http://hdl.handle.net/10316/24410TID:201536633porBatista, Cláudia Miguel Ferreira - O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores). Coimbra: [s.n.], 2013.Batista, Cláudia Miguel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:59.716207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
title |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
spellingShingle |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) Batista, Cláudia Miguel Ferreira Escola Secundária |
title_short |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
title_full |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
title_fullStr |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
title_full_unstemmed |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
title_sort |
O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores) |
author |
Batista, Cláudia Miguel Ferreira |
author_facet |
Batista, Cláudia Miguel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Cláudia Miguel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Secundária |
topic |
Escola Secundária |
description |
O processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24410 http://hdl.handle.net/10316/24410 TID:201536633 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24410 |
identifier_str_mv |
TID:201536633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batista, Cláudia Miguel Ferreira - O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores). Coimbra: [s.n.], 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133836475367424 |