Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11013 |
Resumo: | O tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras. |
id |
RCAP_9b85257cf3e43b1d1877397619fbe40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da Monodocência à Monodocência CoadjuvadaEnsino BásicoRelação PedagógicaMonodocênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras.Gomes, ElisabeteRepositório ComumAntunes, Inês2016-01-20T11:49:17Z2015-12-112015-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11013TID:201004135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:21.016672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
title |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
spellingShingle |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada Antunes, Inês Ensino Básico Relação Pedagógica Monodocência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
title_full |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
title_fullStr |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
title_full_unstemmed |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
title_sort |
Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada |
author |
Antunes, Inês |
author_facet |
Antunes, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Elisabete Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Relação Pedagógica Monodocência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Relação Pedagógica Monodocência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 2015-12-11T00:00:00Z 2016-01-20T11:49:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11013 TID:201004135 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11013 |
identifier_str_mv |
TID:201004135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928442490880 |