Importância da imagem de marca de um candidato na estruturação do marketing político : Projeto de mestrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2174 |
Resumo: | Resumo Devido à crise económica que a Europa atravessa, a qual tem forçado os governos de diversos países a tomar medidas que afetam negativamente os cidadãos, denota-se uma crescente descrença e o surgimento de uma imagem negativa dos políticos. Para além desta crise económica, assiste-se, igualmente, a uma crise de identidade política, onde as ideologias perdem a sua essência. Os partidos políticos correspondem, cada vez menos, às expectativas dos cidadãos que os vêm como parte do problema e não como a solução. Não se incentiva à participação ativa dos eleitores na configuração da ação política, ignorando, por vezes, que estes são os destinatários do trabalho realizado e âmago da democracia. Neste projeto procurou-se analisar a visão de um partido político local sobre a influência que a imagem de um candidato e do marketing político poderão ter na decisão do voto do eleitor e no sucesso do líder. Para isso, partiu-se do estudo da anterior Campanha Eleitoral – Legislativas 2011 – pelo Círculo Eleitoral de Viseu, procurando descobrir estratégias e ferramentas utilizadas a fim de garantir esse sucesso. Com base nesta análise, e projetando as futuras eleições com o mesmo candidato, serão apresentadas sugestões para a melhoria da atuação partidária a nível local. |
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Importância da imagem de marca de um candidato na estruturação do marketing político : Projeto de mestradoMarketing políticoMarketing eleitoralAnálise swotImagem de marcaComunicação políticaCampanha eleitoralResumo Devido à crise económica que a Europa atravessa, a qual tem forçado os governos de diversos países a tomar medidas que afetam negativamente os cidadãos, denota-se uma crescente descrença e o surgimento de uma imagem negativa dos políticos. Para além desta crise económica, assiste-se, igualmente, a uma crise de identidade política, onde as ideologias perdem a sua essência. Os partidos políticos correspondem, cada vez menos, às expectativas dos cidadãos que os vêm como parte do problema e não como a solução. Não se incentiva à participação ativa dos eleitores na configuração da ação política, ignorando, por vezes, que estes são os destinatários do trabalho realizado e âmago da democracia. Neste projeto procurou-se analisar a visão de um partido político local sobre a influência que a imagem de um candidato e do marketing político poderão ter na decisão do voto do eleitor e no sucesso do líder. Para isso, partiu-se do estudo da anterior Campanha Eleitoral – Legislativas 2011 – pelo Círculo Eleitoral de Viseu, procurando descobrir estratégias e ferramentas utilizadas a fim de garantir esse sucesso. Com base nesta análise, e projetando as futuras eleições com o mesmo candidato, serão apresentadas sugestões para a melhoria da atuação partidária a nível local.Abstract Due to the economic crisis that runs through Europe, which has forced the governments of several countries to take measures that affect negatively the citizens, is denoted an increasing disbelief and the appearance of a negative image of the politicians. In addition to this economic crisis, we can also assist to a political identity crisis where the ideologies lose their essence. The political parties correspond less to the citizen’s expectations that see them as part of the problem and not as the solution. There’s no encouragement to the ative participation of the electors in the political action configuration, ignoring, sometimes, that these are the receivers of the performed work and democracy essence. This project sought to analyze the vision of a local political party about the influence that the image of a candidate and the political marketing can have in the elector vote decision and in the leader success. For that, we started with the study of the previous Election Campaign – Legislative 2011 – by Viseu Electoral Circle, trying to find strategies and tools used to ensure that success. Based on this analysis and projecting future elections with the same candidate, suggestions will be presented to the improvement of the local work party.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Marta Filipa CorreiaSousa, Luís Nuno, orient.Rasquilha, Luís, co-orient.2014-05-19T15:41:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2174porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:25.246555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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