Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47549 |
Resumo: | O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se estruturado em três secções principais, nomeadamente, a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. A Introdução apresenta um enquadramento dos estágios realizados no âmbito da Prática Educativa I e II, bem como a sua importância na formação de futuros professores. Além disso, é nesta secção que se apresenta uma breve caracterização das turmas onde foram desenvolvidos os estágios. A Componente Investigativa apresenta uma investigação realizada, no âmbito do estágio realizado na Prática educativa I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se pretendia dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. De que forma o jogo sério SAM da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento da aritmética mental nos alunos do 3.º ano do 1.º CEB?; 2. A integração do jogo SAM da plataforma Hypatiamat contribui para uma evolução significativa da perceção dos alunos do 3.º ano do 1.º CEB sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática? Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica relativamente aos conceitos inerentes ao estudo. Posteriormente, foi planificado e implementado um conjunto de sessões com recurso ao jogo SAM da plataforma Hypatiamat, de modo a verificar a influência deste no desenvolvimento da aritmética mental e na perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos a partir da observação direta e participante da professora estagiária, dos documentos preenchidos pelos alunos e dos registos áudio e fotográficos, que permitiram, posteriormente, a construção das Narrações Multimodais. Os resultados obtidos permitem constatar uma evolução positiva no nível global de conhecimento, no desempenho dos alunos e um aumento positivo da perceção dos alunos sobre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia matemática. Conclui-se que, a integração do jogo SAM, bem como todo o cenário de aprendizagem que envolveu a investigação, contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos do 3.º ano de escolaridade. A Componente Reflexiva é composta por três reflexões críticas sobre cada um dos estágios desenvolvidos na Prática Educativa I e II, quer em 1.º CEB, quer em 2.º CEB, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. As três reflexões têm como intuito evidenciar o contributo e o impacto destes estágios, no desenvolvimento profissional da professora estagiária. |
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