Analisar Tendências e Compreender a Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joana Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12265
Resumo: Com a evolução do espirito do tempo, pode ser observado que a estética do movimento Punk não se encontra tão vincada no século XXI. O movimento Punk foi uma manifestação sociocultural de insatisfação com a sociedade da época, que teve várias expressões nomeadamente na Música, Estética, Design e no Comportamento. Através das áreas Tendências, Moda e Branding pretende-se compreender este movimento e como foi impulsionado na sociedade num ponto de vista aplicado, procuramos entender a sua vertente estética na ótica da designer Vivienne Westwood – que teve um grande impacto na sua difusão e comercialização de vestuário com a estética do punk. Neste sentido é pertinente realizar uma análise à marca Vivienne Westwood com base nesse conceito. A análise foi efetuada a partir de uma triangulação de métodos (Análise de Tendências, Análise Visual e Análise de ADN) e deu origem a um projeto de produção de moda onde foi feita uma proposta de comunicação visual para amarca. Os dois objetivos que pautam esta investigação e cujos resultados estão expostos neste trabalho são: clarificar que tendências socioculturais se relacionam com a marca Vivienne Westwood e qual o contributo destas para a comunicação visual deste movimento; reafirmar o Punk na marca, através das tendências identificadas no movimento Punk e na marca Vivienne Westwood.
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