Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25406 |
Resumo: | A profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores. |
id |
RCAP_9cc7b0308de79df9555eff52b7e96fb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadoresPsychoeducational interventionStressPreschool educationEducational practicesTeacher trainingA profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores.Universidad de A Coruña2019-02-21T15:56:29Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25406por10.17979/reipe.2017.0.06.2368Pereira, Anabela SousaGomes, Rosa MariaAires, VanessaVeiga, Felicianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:22Zoai:ria.ua.pt:10773/25406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:41.888287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
title |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
spellingShingle |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores Pereira, Anabela Sousa Psychoeducational intervention Stress Preschool education Educational practices Teacher training |
title_short |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
title_full |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
title_fullStr |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
title_sort |
Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores |
author |
Pereira, Anabela Sousa |
author_facet |
Pereira, Anabela Sousa Gomes, Rosa Maria Aires, Vanessa Veiga, Feliciano |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Rosa Maria Aires, Vanessa Veiga, Feliciano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Anabela Sousa Gomes, Rosa Maria Aires, Vanessa Veiga, Feliciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychoeducational intervention Stress Preschool education Educational practices Teacher training |
topic |
Psychoeducational intervention Stress Preschool education Educational practices Teacher training |
description |
A profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2019-02-21T15:56:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25406 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.17979/reipe.2017.0.06.2368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137640923004928 |