Prática pedagógica inovadora no âmbito do projeto vida e esporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1575 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como eixo: Inovação Pedagógica sob a ótica do sócio-interacionismo de Vygotsky, buscando analisar as práticas pedagógicas do Projeto Vida e Esporte nas oficinas sócio-pedagógicas. Apresenta teorias de aprendizagem, nos aspectos teóricos e filosóficos das práticas pedagógicas; em seguida, analisa a formulação das Oficinas no Projeto Vida e Esporte,o desenvolvimento dos processos educativos e pedagógicos das Oficinas do Projeto Vida e Esporte, visando identificar práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a socialização,a autoestima e a cidadania dos alunos. A pesquisa possui cunho etnográfico numa abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se fundamenta na revisão de literatura, conceito de inovação pedagógica, abordagens teóricas construtivistas, sóciointeracionistas e construcionistas. Baseado nessas premissas o locus da pesquisa é a ONG Associação Estação da Luz, que disponibiliza o projeto Vida e Esporte como forma de atender crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Eusébio, no Estado do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento sócio-esportivo e cultural. Os sujeitos pesquisados foram: a coordenadora pedagógica, o professor de educação física e a assistente social. As análises procedidas sobre os dados colhidos aconteceram através de observações das oficinas pedagógicas, por meio do uso de diário de campo, com entrevistas realizadas junto aos sujeitos da pesquisa e imagem de fotografia. Portanto, concebe-se que as oficinas sócio pedagógicas do projeto vida e esporte apresentam práticas pedagógicas inovadoras, em concordância com o referencial da sociedade atual e o momento social, o qual busca uma educação que estimule novas perspectivas diferentes do antigo e arcaico modelo fabril, que estimule novas idéias, maleabilidade, adaptação, competências para resolução de questões, para o entendimento dos novos tempos tecnológicos, para situar dados e, acima de tudo, motivação para o desenvolvimento completo do cidadão. |
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Prática pedagógica inovadora no âmbito do projeto vida e esporteConstrutivismoSócio-interacionismoConstrucionismoInovação pedagógicaConstructivismSocio-interactionismConstructionismPedagogical innovationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa tem como eixo: Inovação Pedagógica sob a ótica do sócio-interacionismo de Vygotsky, buscando analisar as práticas pedagógicas do Projeto Vida e Esporte nas oficinas sócio-pedagógicas. Apresenta teorias de aprendizagem, nos aspectos teóricos e filosóficos das práticas pedagógicas; em seguida, analisa a formulação das Oficinas no Projeto Vida e Esporte,o desenvolvimento dos processos educativos e pedagógicos das Oficinas do Projeto Vida e Esporte, visando identificar práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a socialização,a autoestima e a cidadania dos alunos. A pesquisa possui cunho etnográfico numa abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se fundamenta na revisão de literatura, conceito de inovação pedagógica, abordagens teóricas construtivistas, sóciointeracionistas e construcionistas. Baseado nessas premissas o locus da pesquisa é a ONG Associação Estação da Luz, que disponibiliza o projeto Vida e Esporte como forma de atender crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Eusébio, no Estado do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento sócio-esportivo e cultural. Os sujeitos pesquisados foram: a coordenadora pedagógica, o professor de educação física e a assistente social. As análises procedidas sobre os dados colhidos aconteceram através de observações das oficinas pedagógicas, por meio do uso de diário de campo, com entrevistas realizadas junto aos sujeitos da pesquisa e imagem de fotografia. Portanto, concebe-se que as oficinas sócio pedagógicas do projeto vida e esporte apresentam práticas pedagógicas inovadoras, em concordância com o referencial da sociedade atual e o momento social, o qual busca uma educação que estimule novas perspectivas diferentes do antigo e arcaico modelo fabril, que estimule novas idéias, maleabilidade, adaptação, competências para resolução de questões, para o entendimento dos novos tempos tecnológicos, para situar dados e, acima de tudo, motivação para o desenvolvimento completo do cidadão.This research has been based on : Pedagogical Innovation through the perspective of sociointeractionism from Vygotsky, trying to analyze the pedagogical practices of Life and Sport Project at socio-educational workshops. It presents theories of learning, the theoretical and philosophical aspects of teaching practices; then it analyzes the development of workshops into Life and Sport Project, the development of educative and pedagogic processes by Life and Sports Project Workshops, aiming to identify innovative teaching practices that encourage socialization, self-esteem and citizenship of students. The research has a qualitative ethnographic approach, whose data analysis is based on the literature review, the concept of educational innovation, theoretical approaches constructivist, socio-interactionist and constructionist. Based on these assumptions the site of the research is the ONG "Association of Light Station" for the Life and Sport project as a way to meet children and young people living in social vulnerability, living in the city of Eusébio, state of Ceará, contributing to socio-cultural and sports development. The research subjects were the educational coordinator, the physical education teacher and social worker. The analysis performed on the data collected happened through observations of educational workshops, through the use of diary with interviews, with the research subjects and photo image. Therefore it conceives that the social pedagogic workshops for the life and sport design a pedagogical innovative feature practices, in accordance to the social framework, actual and moment of the society what seek an education that stimulates new different perspectives to the old and archaic industrial model that stimulates new ideas , flexibility, adaptation, skills for resolving issues, to understand the new technological times, to locate data and, above all, motivation to complete development of the citizen.Fino, Carlos Manuel NogueiraRocha, Selene Maria Penaforte SilveiraDigitUMaBento, Cristiano Mendes de Sousa2017-07-27T00:30:09Z2017-03-21T00:00:00Z2017-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1575201657163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.454029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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