A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Carlos Renêe Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2244
Resumo: Em tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antônio Dias Macedo.
id RCAP_be6fda8815de80c810530d87f2f74501
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do conhecimento matemático com o uso das TICAprendizagemMatemáticaConstrucionismoTICInovação pedagógicaEtnografiaLearningMathematicsConstructionismPedagogical innovationEthnographyCiências da Educação-Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antônio Dias Macedo.In modern times, where society lives around digital technologies of communication and information, the school is inserted completely in this context. However, many of today's school units have been very concerned with teaching rather than student learning. In this line, this work develops a consistent discussion, based on national and international reference authors, on learning with the use of TIC, in particular for the construction of mathematical knowledge, as well as the accomplishment of an empirical research and analysis of the results of the same, for perception, from an ethnographic approach of the reality lived in the field of research in order to find pedagogical practices that show the valorization of the learning of Mathematics, that is, where there are indications of qualitative changes of the current paradigm for a new paradigm that shows Pedagogical Innovation in its essence. This research was developed with collaboration and direct participation, through participant observation of the researcher, the Mathematics teacher and the students of the 3rd grade of the EEFM Antônio Dias Macedo.Correia, Fernando Luís de SousaAlves, Francisco Régis VieiraDigitUMaMaciel, Carlos Renêe Martins2019-02-13T11:18:16Z2018-07-02T00:00:00Z2018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2244202126820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:00.704143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
title A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
spellingShingle A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
Maciel, Carlos Renêe Martins
Aprendizagem
Matemática
Construcionismo
TIC
Inovação pedagógica
Etnografia
Learning
Mathematics
Constructionism
Pedagogical innovation
Ethnography
Ciências da Educação-Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
title_full A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
title_fullStr A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
title_full_unstemmed A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
title_sort A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC
author Maciel, Carlos Renêe Martins
author_facet Maciel, Carlos Renêe Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
Alves, Francisco Régis Vieira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Carlos Renêe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Matemática
Construcionismo
TIC
Inovação pedagógica
Etnografia
Learning
Mathematics
Constructionism
Pedagogical innovation
Ethnography
Ciências da Educação-Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Matemática
Construcionismo
TIC
Inovação pedagógica
Etnografia
Learning
Mathematics
Constructionism
Pedagogical innovation
Ethnography
Ciências da Educação-Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Em tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antônio Dias Macedo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02T00:00:00Z
2018-07-02T00:00:00Z
2019-02-13T11:18:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2244
202126820
url http://hdl.handle.net/10400.13/2244
identifier_str_mv 202126820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920119504896