Avaliação da satisfação dos munícipes: estudo de caso dos municípios da Ilha de São Nicolau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Vanina Vanessa Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20536
Resumo: A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos cidadãos com a realidade cabo-verdiana tem demonstrado ser um grande desafio que exige transformações urgentes. Associado à importância que a preocupação pela satisfação tem assumido no contexto político competitivo, também os cidadãos mostram estar insatisfeitos com o que lhes é oferecido, principalmente, no que concerne aos serviços prestados pela Administração Pública e, em particular, pela Administração Local. É de extrema importância que o poder local tenha a perceção das necessidades dos munícipes relativamente aos serviços que lhes presta. Este trabalho empírico teve como principal objetivo conhecer a satisfação do munícipe em relação ao município onde reside, procurando analisar um conjunto de aspetos que caracterizam o seu concelho de residência. Para além do mais, pretendeu-se ainda identificar os determinantes da satisfação do munícipe. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa, através da aplicação de inquérito por questionário, aos cidadãos-munícipes residentes nos concelhos da ilha de São Nicolau em Cabo Verde, designadamente nos municípios de Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau. Aplicaramse 723 questionários, correspondendo a 56,4% da população. O erro amostral foi de 3,55% assumindo um nível de significância de 95%, tornando a amostra representativa do universo do estudo. Em termos globais observou-se que os munícipes se encontram satisfeitos em relação ao município onde residem. Para as variáveis satisfação global – com o município onde reside e satisfação global com a gestão financeira do município com o poder local, não existem diferenças por concelho de residência e condição sociodemográfica relativamente à satisfação do munícipe (valor de prova inferior a 0,05). Também não se verificaram diferenças por variável sociodemográfica relativamente à satisfação do munícipe. Foram validadas as hipóteses relativamente à média da satisfação dos munícipes ser concordante com a imagem do município (t(5)=-2,527; p-value=0,053), qualidade das infraestruturas base e serviços no município (p-value=0,033) e qualidade de vida em termos lazer, acesso à cultura, qualidade ambiental e segurança no município (p-value=0,214). Não foi validada a hipótese de que a média da satisfação dos munícipes é igual à média da qualidade de vida em termos económicos no município. Um outro ponto do nosso estudo foi identificar os determinantes da satisfação do munícipe. Os resultados obtidos permitiram concluir que a satisfação do munícipe é positivamente influenciada pela Imagem do Município (ImagemMun), Qualidade das Infraestruturas Base e Serviços (QualInfraest) e Qualidade de Vida em Termos de Lazer, Acesso à Cultura, Qualidade Ambiental e Segurança (QualLazer). Já a Qualidade em Termos Económicos parece não ter qualquer influência na satisfação do munícipe.
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Este trabalho empírico teve como principal objetivo conhecer a satisfação do munícipe em relação ao município onde reside, procurando analisar um conjunto de aspetos que caracterizam o seu concelho de residência. Para além do mais, pretendeu-se ainda identificar os determinantes da satisfação do munícipe. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa, através da aplicação de inquérito por questionário, aos cidadãos-munícipes residentes nos concelhos da ilha de São Nicolau em Cabo Verde, designadamente nos municípios de Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau. Aplicaramse 723 questionários, correspondendo a 56,4% da população. O erro amostral foi de 3,55% assumindo um nível de significância de 95%, tornando a amostra representativa do universo do estudo. Em termos globais observou-se que os munícipes se encontram satisfeitos em relação ao município onde residem. Para as variáveis satisfação global – com o município onde reside e satisfação global com a gestão financeira do município com o poder local, não existem diferenças por concelho de residência e condição sociodemográfica relativamente à satisfação do munícipe (valor de prova inferior a 0,05). Também não se verificaram diferenças por variável sociodemográfica relativamente à satisfação do munícipe. Foram validadas as hipóteses relativamente à média da satisfação dos munícipes ser concordante com a imagem do município (t(5)=-2,527; p-value=0,053), qualidade das infraestruturas base e serviços no município (p-value=0,033) e qualidade de vida em termos lazer, acesso à cultura, qualidade ambiental e segurança no município (p-value=0,214). Não foi validada a hipótese de que a média da satisfação dos munícipes é igual à média da qualidade de vida em termos económicos no município. Um outro ponto do nosso estudo foi identificar os determinantes da satisfação do munícipe. Os resultados obtidos permitiram concluir que a satisfação do munícipe é positivamente influenciada pela Imagem do Município (ImagemMun), Qualidade das Infraestruturas Base e Serviços (QualInfraest) e Qualidade de Vida em Termos de Lazer, Acesso à Cultura, Qualidade Ambiental e Segurança (QualLazer). Já a Qualidade em Termos Económicos parece não ter qualquer influência na satisfação do munícipe.The quality of the services provided and citizens’ satisfaction with the Cape Verdean reality has proved to be a major challenge requiring urgent change. Associated with the importance that concern for satisfaction has assumed in the competitive political context, citizens also show dissatisfaction with what is offered to them, especially with regard to the services provided by the Public Administration and, in particular, by the Local Government. It is of the utmost importance that local authorities have a sense of the needs of residents in relation to the services they provide. In addition, it was also intended to identify the determinants of citizen satisfaction. This empirical work had as main objective to know the satisfaction of the citizen in relation to the municipality where he lives, trying to analyze a set of aspects that characterize his county of residence. This research adopted a quantitative approach, through the application of a questionnaire survey, to the citizens living in the municipalities of São Nicolau island in Cape Verde, namely in the municipalities of Ribeira Brava and Tarrafal de São Nicolau. 723 questionnaires were applied, corresponding to 56.4% of the population. The sampling error was 3.55% assuming a significance level of 95%, making the sample representative of the study universe. Globally, it was observed that the citizens are satisfied in relation to the municipality where they live. For the variables global satisfaction - with the municipality where they live and overall satisfaction with the financial management of the municipality with the local government, there are no differences by the municipality of residence and socio-demographic condition regarding the satisfaction of the citizen (p-value less than 0,05). There were also no differences by sociodemographic variable in relation to citizen satisfaction. The hypotheses were validated regarding the average satisfaction of the residents to be consistent with the image of the municipality (t(5)=-2,527; p-value=0,053), quality of basic infrastructure and services in the municipality (p-value=0,033) and quality of life in terms of leisure, access to culture, environmental quality and safety in the municipality (p-value=0,214). The hypothesis that the average satisfaction of residents is equal to the average quality of life in economic terms in the municipality was not validated. Another point of our study was to identify the determinants of citizen satisfaction. The results obtained allowed to conclude that the satisfaction of the citizen is positively influenced by Image of the Municipality (ImagemMun), Quality of Basic Infrastructures and Services (QualInfraest) and Quality of Life in Leisure, Access to Culture, Environmental Quality and Safety (QualLazer). Quality in Economic Terms, on the other hand, seems to have no influence on citizen satisfaction.Nogueira, Sónia P.Biblioteca Digital do IPBTavares, Vanina Vanessa Soares2020-02-03T15:26:14Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20536TID:202403670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:37Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:23.000261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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