Impacto da utilização do software educativo nos processos de motivação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4243 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado visa o estudo do impacto da utilização do software educativo Mimocas na motivação para aprendizagem de uma criança com trissomia 21 a frequentar o 1ºCiclo no Ensino Básico. A pertinência desta dissertação assenta em alguns aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, com a sua concretização, visou-se dar resposta a algumas questões de investigação, adiante enunciadas. Por outro lado, visou dar um contributo para os processos de inclusão escolar, social e digital. Finalmente, entendemos que os resultados obtidos poderão apoiar a realização de estudos futuros que possam beneficiar um leque mais alargado de indivíduos (docentes e alunos). Em virtude de se ter pretendido proceder a uma descrição e interpretação dos fenómenos a observar, recorreu-se a uma metodologia primordialmente qualitativa (embora explorando técnicas de recolha de dados quantificáveis, quando necessário). Atendendo à natureza qualitativa do estudo, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionários, inquéritos por entrevista, análise documental e observações do investigador. Com este estudo comprovámos que a aluna esteve mais motivada na utilização do software educativo, tendo este permitido a possibilidade de ultrapassar algumas limitações que a condicionam na aprendizagem. |
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Impacto da utilização do software educativo nos processos de motivaçãoEducação especialEnsino multimédia - Ensino básico 1º cicloMotivação para a aprendizagemReabilitação de deficientesSíndroma de DownA presente dissertação de mestrado visa o estudo do impacto da utilização do software educativo Mimocas na motivação para aprendizagem de uma criança com trissomia 21 a frequentar o 1ºCiclo no Ensino Básico. A pertinência desta dissertação assenta em alguns aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, com a sua concretização, visou-se dar resposta a algumas questões de investigação, adiante enunciadas. Por outro lado, visou dar um contributo para os processos de inclusão escolar, social e digital. Finalmente, entendemos que os resultados obtidos poderão apoiar a realização de estudos futuros que possam beneficiar um leque mais alargado de indivíduos (docentes e alunos). Em virtude de se ter pretendido proceder a uma descrição e interpretação dos fenómenos a observar, recorreu-se a uma metodologia primordialmente qualitativa (embora explorando técnicas de recolha de dados quantificáveis, quando necessário). Atendendo à natureza qualitativa do estudo, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionários, inquéritos por entrevista, análise documental e observações do investigador. Com este estudo comprovámos que a aluna esteve mais motivada na utilização do software educativo, tendo este permitido a possibilidade de ultrapassar algumas limitações que a condicionam na aprendizagem.This master's thesis aims to study the impact of the use of educational software Mimocas motivation for learning in a child with trisomy 21 to attend the 1st cycle in basic education. The relevance of this master's thesis is based on some fundamental aspects. First, with its implementation, it aims to answer some questions for research, below. On the other hand, aims to contribute to the process of school inclusion, social and digital. Finally, we believe that the results could support the implementation of future studies that may benefit a broader range of individuals (teachers and students.) Because it is intended to undertake a description and interpretation of the observed phenomena, use will be a primarily qualitative methodology (although exploring techniques for collection of quantifiable data, when necessary). Given the qualitative nature of the study will be used the following techniques and instruments for data collection: surveys, questionnaires, surveys, interviews, document analysis and observations of the researcher.With this study we discovered that the student was more motivated in their use of educational software, that allowed the possibility to overcome some limitations that affect her learning.Universidade de Aveiro2011-11-02T17:36:57Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4243porAfonso, Inês do Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:47Zoai:ria.ua.pt:10773/4243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:18.641508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação de mestrado visa o estudo do impacto da utilização do software educativo Mimocas na motivação para aprendizagem de uma criança com trissomia 21 a frequentar o 1ºCiclo no Ensino Básico. A pertinência desta dissertação assenta em alguns aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, com a sua concretização, visou-se dar resposta a algumas questões de investigação, adiante enunciadas. Por outro lado, visou dar um contributo para os processos de inclusão escolar, social e digital. Finalmente, entendemos que os resultados obtidos poderão apoiar a realização de estudos futuros que possam beneficiar um leque mais alargado de indivíduos (docentes e alunos). Em virtude de se ter pretendido proceder a uma descrição e interpretação dos fenómenos a observar, recorreu-se a uma metodologia primordialmente qualitativa (embora explorando técnicas de recolha de dados quantificáveis, quando necessário). Atendendo à natureza qualitativa do estudo, foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionários, inquéritos por entrevista, análise documental e observações do investigador. Com este estudo comprovámos que a aluna esteve mais motivada na utilização do software educativo, tendo este permitido a possibilidade de ultrapassar algumas limitações que a condicionam na aprendizagem. |
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