Barreiras e facilitadores para os estudantes surdos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ângela Sofia Prata de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19898
Resumo: Atualmente, em Portugal, o número de alunos surdos a ingressar no Ensino Superior está a aumentar gradualmente. No entanto, é notória a falta de apoios para que estes consigam ser bem-sucedidos nas instituições. Ainda que com a disponibilização dos serviços de intérprete de língua gestual portuguesa em sala de aula, o acesso à informação não é totalmente eficaz, tendo em conta fatores como a falta de gestos para determinados vocábulos e pobre conhecimento da língua portuguesa por parte dos alunos surdos. Sendo assim, neste estudo procuramos refletir sobre esta temática e as repercussões que dela advêm para o sucesso e o fracasso dos alunos surdos no ensino superior. No plano metodológico, o estudo integrou entrevistas semiestruturadas a três alunos surdos a frequentar instituições de ensino superior e três intérpretes a desempenhar funções no mesmo contexto. Estas entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo a fim de compreendermos algumas das barreiras e dos facilitadores que os entrevistados encontram nas suas funções e nos seus percursos. Os resultados obtidos são esclarecedores e evidenciam que, apesar das medidas inclusivas que as políticas das instituições de ensino superior tentam implementar, estas ainda não estão preparadas para incluir o aluno surdo de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
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