A importância das componentes de um destino turístico na imagem percebida e nas intenções futuras de revisita e de recomendação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30579 |
Resumo: | O tema da imagem dos destinos turísticos tem vindo a ocupar cada vez mais destaque e importância no setor do turismo, na medida em que esta pode ser considerada como um fator decisivo relativamente à forma como os indivíduos percecionam o destino, influenciando o seu comportamento ao nível da revisita e da recomendação. Neste sentido, as entidades locais devem continuar a considerar e apostar numa série de estratégias de forma a potenciar de forma positiva a imagem percebida do respetivo destino e, assim, melhorar também a sua imagem no mercado e respetivo posicionamento do destino turístico. A definição e análise das diversas componentes que fazem parte de um destino constitui-se como uma parte fundamental no que diz respeito à atratividade e competitividade de um destino. Neste contexto, os modelos de competitividade e o índice de competitividade de viagens e turismo fornecem indicações relevantes para a compreensão e análise das várias componentes fundamentais para um desenvolvimento e gestão adequados do turismo. A relação existente entre as componentes do destino com a sua imagem percebida e as intenções de revisita e de recomendação é um tema de investigação pouco analisado na literatura. Assim, este trabalho de investigação pretende colmatar esta lacuna existente e fornece contributos interessantes nesse sentido. A presente investigação tem como principal objetivo compreender e analisar a importância das componentes do destino na imagem percebida de um destino e nas intenções futuras, tendo como caso de estudo o município de Santa Maria da Feira. Para tal, este estudo empírico baseou-se um duas análises principais distintas: a perceção dos residentes e dos visitantes de Santa Maria da Feira e a análise da opinião de diversos agentes do território. Neste estudo de investigação foram aplicados dois métodos de investigação, sendo estes um inquérito por questionário aos residentes e aos visitantes e um inquérito por entrevista aos agentes do território. Este tipo de metodologia mista demonstrou resultados relevantes, onde foi possível verificar que Santa Maria da Feira apresenta um conjunto de componentes mais importantes, onde existem determinadas componentes com maior influência na imagem percebida global e nas intenções futuras, e que uma imagem percebida global positiva está fortemente associada com uma recomendação positiva (residentes e visitantes) e posterior revisita (visitantes). De uma forma geral, conclui-se que as componentes do destino são de extrema importância para moldar a imagem de um destino refletindo-se, principalmente na formação e perceção da imagem dos indivíduos e, consequentemente, nas atitudes geradas ao nível das intenções de revisita e de recomendação. |
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A importância das componentes de um destino turístico na imagem percebida e nas intenções futuras de revisita e de recomendaçãoTurismoImagem do destinoImagem percebidaComponentes do destinoRevisitaRecomendaçãoSanta Maria da FeiraO tema da imagem dos destinos turísticos tem vindo a ocupar cada vez mais destaque e importância no setor do turismo, na medida em que esta pode ser considerada como um fator decisivo relativamente à forma como os indivíduos percecionam o destino, influenciando o seu comportamento ao nível da revisita e da recomendação. Neste sentido, as entidades locais devem continuar a considerar e apostar numa série de estratégias de forma a potenciar de forma positiva a imagem percebida do respetivo destino e, assim, melhorar também a sua imagem no mercado e respetivo posicionamento do destino turístico. A definição e análise das diversas componentes que fazem parte de um destino constitui-se como uma parte fundamental no que diz respeito à atratividade e competitividade de um destino. Neste contexto, os modelos de competitividade e o índice de competitividade de viagens e turismo fornecem indicações relevantes para a compreensão e análise das várias componentes fundamentais para um desenvolvimento e gestão adequados do turismo. A relação existente entre as componentes do destino com a sua imagem percebida e as intenções de revisita e de recomendação é um tema de investigação pouco analisado na literatura. Assim, este trabalho de investigação pretende colmatar esta lacuna existente e fornece contributos interessantes nesse sentido. A presente investigação tem como principal objetivo compreender e analisar a importância das componentes do destino na imagem percebida de um destino e nas intenções futuras, tendo como caso de estudo o município de Santa Maria da Feira. Para tal, este estudo empírico baseou-se um duas análises principais distintas: a perceção dos residentes e dos visitantes de Santa Maria da Feira e a análise da opinião de diversos agentes do território. Neste estudo de investigação foram aplicados dois métodos de investigação, sendo estes um inquérito por questionário aos residentes e aos visitantes e um inquérito por entrevista aos agentes do território. Este tipo de metodologia mista demonstrou resultados relevantes, onde foi possível verificar que Santa Maria da Feira apresenta um conjunto de componentes mais importantes, onde existem determinadas componentes com maior influência na imagem percebida global e nas intenções futuras, e que uma imagem percebida global positiva está fortemente associada com uma recomendação positiva (residentes e visitantes) e posterior revisita (visitantes). De uma forma geral, conclui-se que as componentes do destino são de extrema importância para moldar a imagem de um destino refletindo-se, principalmente na formação e perceção da imagem dos indivíduos e, consequentemente, nas atitudes geradas ao nível das intenções de revisita e de recomendação.The topic of the image of tourist destinations has been taking an important place in the tourism sector, since it can be considered as a decisive factor in relation to the way individuals perceive the destination, influencing their behavior at the level of revisiting and recommendation. In this sense, local entities must continue to consider and invest in various strategies in order to positively enhance the perceived image of the destination and, thus, improve their image in the market and the respective positioning of the tourist destination. The definition and analysis of the components that are part of a destination is a fundamental part regarding the attractiveness and competitiveness of a destination. In this context, the competitiveness models and the index of travel and tourism competitiveness provide relevant indications for the understanding and analysis of the various fundamental components for a proper development and management of tourism. The relationship between the components of the destination with its perceived image and future intentions is a research topic less analyzed in the literature, so this research work provides interesting contributions in this regard. This research has as main goal to understand and analyze the implications of the components of the destination in the perceived image of a destination and in the future intentions, having as case study the city of Santa Maria da Feira. For such, this empirical study was based on two different main analyzes: the perception of the residents and visitors from Santa Maria da Feira and the analysis of several stakeholder’s opinion. In this research study, two investigation methods were applied, namely a questionnaire survey to the residents and visitors and an interview survey to the different stakeholders. Both methodologies have shown relevant results, and it was possible to verify that Santa Maria da Feira has a set of more important components, where there are certain components with greater influence on the global perceived image and future intentions, and that a positive global perceived image is strongly associated with a positive recommendation (residents and visitors) and revisit (visitors). In general, it is concluded that the components of the destination are extremely important to create the image of a destination, reflecting it mainly in the formation and perception of the image of individuals and, consequently, in the attitudes generated at the level of revisit intentions and recommendation.2021-02-12T11:22:33Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30579porValente, Dylan Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:03Zoai:ria.ua.pt:10773/30579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:37.901293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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