Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1075 |
Resumo: | Actualmente, a leitura e as questões a ela associadas situam-se no centro das preocupações de todos os agentes educativos, na medida em que aquela é uma ferramenta essencial à vida e é condicionante do sucesso, a curto e a longo prazo, dos indivíduos. No entanto, nos últimos anos, numerosos estudos nacionais e internacionais têm demonstrado baixos desempenhos dos estudantes na leitura e na escrita, mostrando igualmente que, nas escolas, as práticas de leitura não têm conseguido consolidar hábitos de leitura e fidelizar leitores, sobretudo na adolescência. Deste modo, podemos afirmar que a nossa problemática se insere na área da promoção e animação da leitura literária na escola, no modo como é encarada por professores e alunos, e no afastamento dos jovens em relação àquela e à leitura em geral. Assim, a escola e a biblioteca escolar têm um importante papel no desencadear de acções que permitam desenvolver a competência leitora e que contribuam para a fidelização e manutenção de leitores, pelo que, no âmbito da investigação-acção, concebemos e implementámos o projecto de animação da leitura literária, Leituras Itinerantes – Anne Frank, uma vida, em duas turmas de sétimo ano, usando a literatura nas suas dimensões lúdica e formativa. Acreditando que a literatura é um vasto campo de aprendizagem, funcionando como uma fonte de conhecimento e de abertura ao Outro e ao mundo, procurámos que este projecto de animação da leitura literária fosse aberto e flexível, de modo a integrar actividades e ideias que decorressem das interacções que os jovens viessem a manter com a leitura da obra e com as variadas actividades propostas, apoiados pelas novas plataformas de aprendizagem e virtualidades da aprendizagem em rede. Com este trabalho reforçámos a ideia de que os projectos de animação da leitura devem constituir-se como instrumentos capazes de articular acções que conduzam ao desenvolvimento de competências de leitura e literacia, pelo que devem estar enquadrados numa política de escola de promoção e desenvolvimento da leitura, segundo uma lógica integrada, ascendente e articulada, onde prevaleça a colaboração entre os diversos actores e intervenientes da acção educativa. |
id |
RCAP_dcbf82f6157a59bb60274bbca8eeae83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1075 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vidaInteresse pela leitura -- animaçãoBiblioteca escolarHábitos de leituraEnsino por computador -- plataformas de aprendizagem -- aprendizagem em rede -- projecto de leituraActualmente, a leitura e as questões a ela associadas situam-se no centro das preocupações de todos os agentes educativos, na medida em que aquela é uma ferramenta essencial à vida e é condicionante do sucesso, a curto e a longo prazo, dos indivíduos. No entanto, nos últimos anos, numerosos estudos nacionais e internacionais têm demonstrado baixos desempenhos dos estudantes na leitura e na escrita, mostrando igualmente que, nas escolas, as práticas de leitura não têm conseguido consolidar hábitos de leitura e fidelizar leitores, sobretudo na adolescência. Deste modo, podemos afirmar que a nossa problemática se insere na área da promoção e animação da leitura literária na escola, no modo como é encarada por professores e alunos, e no afastamento dos jovens em relação àquela e à leitura em geral. Assim, a escola e a biblioteca escolar têm um importante papel no desencadear de acções que permitam desenvolver a competência leitora e que contribuam para a fidelização e manutenção de leitores, pelo que, no âmbito da investigação-acção, concebemos e implementámos o projecto de animação da leitura literária, Leituras Itinerantes – Anne Frank, uma vida, em duas turmas de sétimo ano, usando a literatura nas suas dimensões lúdica e formativa. Acreditando que a literatura é um vasto campo de aprendizagem, funcionando como uma fonte de conhecimento e de abertura ao Outro e ao mundo, procurámos que este projecto de animação da leitura literária fosse aberto e flexível, de modo a integrar actividades e ideias que decorressem das interacções que os jovens viessem a manter com a leitura da obra e com as variadas actividades propostas, apoiados pelas novas plataformas de aprendizagem e virtualidades da aprendizagem em rede. Com este trabalho reforçámos a ideia de que os projectos de animação da leitura devem constituir-se como instrumentos capazes de articular acções que conduzam ao desenvolvimento de competências de leitura e literacia, pelo que devem estar enquadrados numa política de escola de promoção e desenvolvimento da leitura, segundo uma lógica integrada, ascendente e articulada, onde prevaleça a colaboração entre os diversos actores e intervenientes da acção educativa.2010-12-29T11:40:15Z2013-05-20T14:03:32Z2010-09-01T00:00:00Z2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1075porMeneses, Margarida Isabel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.235083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
title |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
spellingShingle |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida Meneses, Margarida Isabel de Sousa Interesse pela leitura -- animação Biblioteca escolar Hábitos de leitura Ensino por computador -- plataformas de aprendizagem -- aprendizagem em rede -- projecto de leitura |
title_short |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
title_full |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
title_fullStr |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
title_full_unstemmed |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
title_sort |
Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida |
author |
Meneses, Margarida Isabel de Sousa |
author_facet |
Meneses, Margarida Isabel de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Margarida Isabel de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesse pela leitura -- animação Biblioteca escolar Hábitos de leitura Ensino por computador -- plataformas de aprendizagem -- aprendizagem em rede -- projecto de leitura |
topic |
Interesse pela leitura -- animação Biblioteca escolar Hábitos de leitura Ensino por computador -- plataformas de aprendizagem -- aprendizagem em rede -- projecto de leitura |
description |
Actualmente, a leitura e as questões a ela associadas situam-se no centro das preocupações de todos os agentes educativos, na medida em que aquela é uma ferramenta essencial à vida e é condicionante do sucesso, a curto e a longo prazo, dos indivíduos. No entanto, nos últimos anos, numerosos estudos nacionais e internacionais têm demonstrado baixos desempenhos dos estudantes na leitura e na escrita, mostrando igualmente que, nas escolas, as práticas de leitura não têm conseguido consolidar hábitos de leitura e fidelizar leitores, sobretudo na adolescência. Deste modo, podemos afirmar que a nossa problemática se insere na área da promoção e animação da leitura literária na escola, no modo como é encarada por professores e alunos, e no afastamento dos jovens em relação àquela e à leitura em geral. Assim, a escola e a biblioteca escolar têm um importante papel no desencadear de acções que permitam desenvolver a competência leitora e que contribuam para a fidelização e manutenção de leitores, pelo que, no âmbito da investigação-acção, concebemos e implementámos o projecto de animação da leitura literária, Leituras Itinerantes – Anne Frank, uma vida, em duas turmas de sétimo ano, usando a literatura nas suas dimensões lúdica e formativa. Acreditando que a literatura é um vasto campo de aprendizagem, funcionando como uma fonte de conhecimento e de abertura ao Outro e ao mundo, procurámos que este projecto de animação da leitura literária fosse aberto e flexível, de modo a integrar actividades e ideias que decorressem das interacções que os jovens viessem a manter com a leitura da obra e com as variadas actividades propostas, apoiados pelas novas plataformas de aprendizagem e virtualidades da aprendizagem em rede. Com este trabalho reforçámos a ideia de que os projectos de animação da leitura devem constituir-se como instrumentos capazes de articular acções que conduzam ao desenvolvimento de competências de leitura e literacia, pelo que devem estar enquadrados numa política de escola de promoção e desenvolvimento da leitura, segundo uma lógica integrada, ascendente e articulada, onde prevaleça a colaboração entre os diversos actores e intervenientes da acção educativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-29T11:40:15Z 2010-09-01T00:00:00Z 2010-09 2013-05-20T14:03:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1075 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619922018304 |