O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32906 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta um estudo a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa Escola Básica da região de Aveiro, com uma turma do 4º ano de escolaridade do ensino básico no ano letivo de 2020/2021. O estudo foca-se em duas áreas específicas, sensibilização à diversidade linguística e cultural e transdisciplinaridade e visa compreender as potencialidades de um recurso didático o kamishibai plurilingue. O projeto “A volta ao Mundo com o Kamishibai plurilingue” tem como principais finalidades: i) identificar as potencialidades do kamishibai plurilingue percebidas pelas professoras implementadoras do projeto, ii) reconhecer que competências o kamishibai plurilingue permite desenvolver com crianças do 4º ano de escolaridade, iii) compreender que aprendizagens este recurso permite trabalhar e iv) promover do alargamento do contato dos alunos para novas línguas e culturas. Importa referir que parte do projeto foi desenvolvido em contexto de pandemia, tendo sido implementado através do ensino presencial e à distância. A metodologia utilizada foi de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e os instrumentos/técnicas para a recolha de dados foram: a observação não participante, os registos fotográficos das atividades e trabalhos dos alunos, o questionário individual, a entrevista individual e ainda o focus grupo. Os resultados desta investigação mostram que, de um modo geral, o kamishibai plurilingue é uma ferramenta eficaz na sensibilização para a diversidade linguística e cultural, permitindo trabalhar diversas áreas curriculares, revelando-se ainda promotor da transdisciplinaridade. Este projeto foi também impulsionador no desenvolvimento de atitudes e valores no âmbito da educação intercultural e inclusiva, que conseguiu promover o respeito pelo Outro e pelas diferenças, despertar a curiosidade dos alunos para aprender mais sobre o mundo que os rodeia, promovendo aprendizagens de outras áreas curriculares. Na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural fica comprovado que a turma, na qual o projeto foi realizado, registou uma maior curiosidade e atitudes positivas face às línguas e à alteridade, após contactar com a diversidade e perceber a pluralidade linguística que os rodeia. Já no âmbito da transdisciplinaridade, o projeto permitiu trabalhar diversas áreas curriculares, num objetivo comum, possibilitando que os alunos desenvolvam e adquirem novas competências no domínio de saberes de diferentes áreas do conhecimento. |
id |
RCAP_9fe3dbc5abbbb2492748c87cb10d2f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEBKamishibai plurilingueTransdisciplinaridadeDiversidade linguística e culturalAbordagens pluraisO presente relatório de estágio apresenta um estudo a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa Escola Básica da região de Aveiro, com uma turma do 4º ano de escolaridade do ensino básico no ano letivo de 2020/2021. O estudo foca-se em duas áreas específicas, sensibilização à diversidade linguística e cultural e transdisciplinaridade e visa compreender as potencialidades de um recurso didático o kamishibai plurilingue. O projeto “A volta ao Mundo com o Kamishibai plurilingue” tem como principais finalidades: i) identificar as potencialidades do kamishibai plurilingue percebidas pelas professoras implementadoras do projeto, ii) reconhecer que competências o kamishibai plurilingue permite desenvolver com crianças do 4º ano de escolaridade, iii) compreender que aprendizagens este recurso permite trabalhar e iv) promover do alargamento do contato dos alunos para novas línguas e culturas. Importa referir que parte do projeto foi desenvolvido em contexto de pandemia, tendo sido implementado através do ensino presencial e à distância. A metodologia utilizada foi de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e os instrumentos/técnicas para a recolha de dados foram: a observação não participante, os registos fotográficos das atividades e trabalhos dos alunos, o questionário individual, a entrevista individual e ainda o focus grupo. Os resultados desta investigação mostram que, de um modo geral, o kamishibai plurilingue é uma ferramenta eficaz na sensibilização para a diversidade linguística e cultural, permitindo trabalhar diversas áreas curriculares, revelando-se ainda promotor da transdisciplinaridade. Este projeto foi também impulsionador no desenvolvimento de atitudes e valores no âmbito da educação intercultural e inclusiva, que conseguiu promover o respeito pelo Outro e pelas diferenças, despertar a curiosidade dos alunos para aprender mais sobre o mundo que os rodeia, promovendo aprendizagens de outras áreas curriculares. Na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural fica comprovado que a turma, na qual o projeto foi realizado, registou uma maior curiosidade e atitudes positivas face às línguas e à alteridade, após contactar com a diversidade e perceber a pluralidade linguística que os rodeia. Já no âmbito da transdisciplinaridade, o projeto permitiu trabalhar diversas áreas curriculares, num objetivo comum, possibilitando que os alunos desenvolvam e adquirem novas competências no domínio de saberes de diferentes áreas do conhecimento.This internship report presents a study based on a didactic pedagogical project with action-research characteristics, implemented in an Elementary School in the Aveiro region with a 4th year class in the academic year 2020/2021. The study focuses on two specific areas (awareness of linguistic and cultural diversity and transdisciplinarity) and aims to understand the potential of a didactic resource, the plurilingual kamishibai. The project “Around the World with the plurilingual kamishibai” has as its main purposes: i) to identify the potential of the plurilingual kamishibai perceived by the teachers that implemented the project, ii) to recognize what transversal skills the plurilingual kamishibai allows to be developed in children from the 4th year of elementary school and iii) to understand what learning skills this project allows to work on. It should be noted that part of the project was developed in the pandemic context, having been implemented both through face-to-face learning and distance learning. The methodology used was qualitative, with action-research characteristics and the instruments/techniques for data collection were: non-participant observation, photographic records of students' activities and work, the individual questionnaire, individual interviews and the focus group. The results of this investigation show that, in general, the plurilingual kamishibai is an effective tool in raising awareness of linguistic and cultural diversity, allowing work to be done in different curricular areas, revealing itself also as a promoter of transdisciplinarity. This project was also a driving force in the development of attitudes and values in the context of intercultural and inclusive education, which managed to promote respect for others and for their differences, to awaken the curiosity of students to learn more about the world around them, and to promote learning from other curricular areas. In what concerns awareness of linguistic and cultural diversity, it was proven that the class, in which the project was carried out, registered a greater curiosity and positive attitudes towards languages, after encountering diversity and realizing the linguistic plurality that surrounds them. In the context of transdisciplinarity, this project allowed them to work with several curricular areas with a single common goal in sight, enabling students to develop and acquire new skills in different fields of knowledge.2022-01-13T11:14:30Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32906porCaldeira, Sónia Patricia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:23Zoai:ria.ua.pt:10773/32906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:26.938983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
title |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
spellingShingle |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB Caldeira, Sónia Patricia Simões Kamishibai plurilingue Transdisciplinaridade Diversidade linguística e cultural Abordagens plurais |
title_short |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
title_full |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
title_fullStr |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
title_sort |
O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística no 1º CEB |
author |
Caldeira, Sónia Patricia Simões |
author_facet |
Caldeira, Sónia Patricia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Sónia Patricia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kamishibai plurilingue Transdisciplinaridade Diversidade linguística e cultural Abordagens plurais |
topic |
Kamishibai plurilingue Transdisciplinaridade Diversidade linguística e cultural Abordagens plurais |
description |
O presente relatório de estágio apresenta um estudo a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa Escola Básica da região de Aveiro, com uma turma do 4º ano de escolaridade do ensino básico no ano letivo de 2020/2021. O estudo foca-se em duas áreas específicas, sensibilização à diversidade linguística e cultural e transdisciplinaridade e visa compreender as potencialidades de um recurso didático o kamishibai plurilingue. O projeto “A volta ao Mundo com o Kamishibai plurilingue” tem como principais finalidades: i) identificar as potencialidades do kamishibai plurilingue percebidas pelas professoras implementadoras do projeto, ii) reconhecer que competências o kamishibai plurilingue permite desenvolver com crianças do 4º ano de escolaridade, iii) compreender que aprendizagens este recurso permite trabalhar e iv) promover do alargamento do contato dos alunos para novas línguas e culturas. Importa referir que parte do projeto foi desenvolvido em contexto de pandemia, tendo sido implementado através do ensino presencial e à distância. A metodologia utilizada foi de cariz qualitativo, com características de investigação-ação e os instrumentos/técnicas para a recolha de dados foram: a observação não participante, os registos fotográficos das atividades e trabalhos dos alunos, o questionário individual, a entrevista individual e ainda o focus grupo. Os resultados desta investigação mostram que, de um modo geral, o kamishibai plurilingue é uma ferramenta eficaz na sensibilização para a diversidade linguística e cultural, permitindo trabalhar diversas áreas curriculares, revelando-se ainda promotor da transdisciplinaridade. Este projeto foi também impulsionador no desenvolvimento de atitudes e valores no âmbito da educação intercultural e inclusiva, que conseguiu promover o respeito pelo Outro e pelas diferenças, despertar a curiosidade dos alunos para aprender mais sobre o mundo que os rodeia, promovendo aprendizagens de outras áreas curriculares. Na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural fica comprovado que a turma, na qual o projeto foi realizado, registou uma maior curiosidade e atitudes positivas face às línguas e à alteridade, após contactar com a diversidade e perceber a pluralidade linguística que os rodeia. Já no âmbito da transdisciplinaridade, o projeto permitiu trabalhar diversas áreas curriculares, num objetivo comum, possibilitando que os alunos desenvolvam e adquirem novas competências no domínio de saberes de diferentes áreas do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17T00:00:00Z 2021-12-17 2022-01-13T11:14:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32906 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137699730292736 |