A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Andreia Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42118
Resumo: O presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções.
id RCAP_9ffbd4d0c8e1563b459ef754a8830d69
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de belezaInfluencersGestão de eventosMarcas de belezaRedes sociaisInstagramAgências de comunicaçãoEvents managementBeauty brandsSocial MediaCommunication agency’sDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções.This Internship Report focuses on the importance of holding events and the presence of influencers in them for the awareness of the beauty brands of the Companhia das Soluções Communication Agency. Therefore, for the theoretical framework, some topics of interest for research are analyzed, such as the communication agencies market, the internet and Web 2.0, social networks, Instagram, influencers and their followers, the concept of an event and its evolution, as well as the various types of events and their importance for brands. Given the increasing popularity of influencer presence at beauty brand events, and despite several studies exploring the role of influencers in creating value for brands, there is little research that focuses on the role of influencers presence in an event. and the notoriety they can bring to beauty brands. To answer the starting question “What is the importance of events and the presence of influencers in them for the awareness of the beauty brands of Companhia das Soluções?”, I sought the perspective of employees of the communication agency where the internship was developed. curriculum, the Soluções company, as well as the perspective of influencers who have already attended beauty brand events organized by the respective communication agency. In this way, an ethnographic methodology was applied, consisting of Participant Observation, Structured Interviews and a Literature Review, since it is better suited to the internship experience and contact with the reality of the communication agency. From this investigation it is possible to better understand what influencers are, how they move and act in the digital environment and the influence they exert on their audience, insofar as they result in great importance for brands, thus bringing them greater notoriety within your target audience. It is thus clear how important the holding of events and the presence of influencers are for the notoriety of the beauty brands of Companhia das Soluções.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Andreia Marques2023-09-04T10:50:08Z2023-06-072023-032023-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42118TID:203345061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:39:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:17.215097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
title A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
spellingShingle A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
Simões, Andreia Marques
Influencers
Gestão de eventos
Marcas de beleza
Redes sociais
Instagram
Agências de comunicação
Events management
Beauty brands
Social Media
Communication agency’s
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
title_full A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
title_fullStr A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
title_full_unstemmed A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
title_sort A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
author Simões, Andreia Marques
author_facet Simões, Andreia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Andreia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Influencers
Gestão de eventos
Marcas de beleza
Redes sociais
Instagram
Agências de comunicação
Events management
Beauty brands
Social Media
Communication agency’s
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Influencers
Gestão de eventos
Marcas de beleza
Redes sociais
Instagram
Agências de comunicação
Events management
Beauty brands
Social Media
Communication agency’s
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T10:50:08Z
2023-06-07
2023-03
2023-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42118
TID:203345061
url http://hdl.handle.net/10400.14/42118
identifier_str_mv TID:203345061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133550689124352