A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42118 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções. |
id |
RCAP_9ffbd4d0c8e1563b459ef754a8830d69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de belezaInfluencersGestão de eventosMarcas de belezaRedes sociaisInstagramAgências de comunicaçãoEvents managementBeauty brandsSocial MediaCommunication agency’sDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções.This Internship Report focuses on the importance of holding events and the presence of influencers in them for the awareness of the beauty brands of the Companhia das Soluções Communication Agency. Therefore, for the theoretical framework, some topics of interest for research are analyzed, such as the communication agencies market, the internet and Web 2.0, social networks, Instagram, influencers and their followers, the concept of an event and its evolution, as well as the various types of events and their importance for brands. Given the increasing popularity of influencer presence at beauty brand events, and despite several studies exploring the role of influencers in creating value for brands, there is little research that focuses on the role of influencers presence in an event. and the notoriety they can bring to beauty brands. To answer the starting question “What is the importance of events and the presence of influencers in them for the awareness of the beauty brands of Companhia das Soluções?”, I sought the perspective of employees of the communication agency where the internship was developed. curriculum, the Soluções company, as well as the perspective of influencers who have already attended beauty brand events organized by the respective communication agency. In this way, an ethnographic methodology was applied, consisting of Participant Observation, Structured Interviews and a Literature Review, since it is better suited to the internship experience and contact with the reality of the communication agency. From this investigation it is possible to better understand what influencers are, how they move and act in the digital environment and the influence they exert on their audience, insofar as they result in great importance for brands, thus bringing them greater notoriety within your target audience. It is thus clear how important the holding of events and the presence of influencers are for the notoriety of the beauty brands of Companhia das Soluções.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSimões, Andreia Marques2023-09-04T10:50:08Z2023-06-072023-032023-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42118TID:203345061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:39:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:17.215097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
title |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
spellingShingle |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza Simões, Andreia Marques Influencers Gestão de eventos Marcas de beleza Redes sociais Agências de comunicação Events management Beauty brands Social Media Communication agency’s Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
title_full |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
title_fullStr |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
title_full_unstemmed |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
title_sort |
A importância da realização de eventos e da presença de influencers para a notoriedade das marcas de beleza |
author |
Simões, Andreia Marques |
author_facet |
Simões, Andreia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Andreia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influencers Gestão de eventos Marcas de beleza Redes sociais Agências de comunicação Events management Beauty brands Social Media Communication agency’s Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Influencers Gestão de eventos Marcas de beleza Redes sociais Agências de comunicação Events management Beauty brands Social Media Communication agency’s Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente Relatório de Estágio debruça-se sobre a importância da realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Agência de Comunicação Companhia das Soluções. Assim sendo, para o enquadramento teórico são analisados alguns temas de interesse para a investigação, como o mercado das Agências de Comunicação, a Internet e a Web 2.0, as Redes Sociais, o Instagram, os Influencers e os seus seguidores, o conceito de Evento e a sua evolução, assim como os vários tipos de eventos e a importância dos mesmos para as marcas. Face ao aumento da popularidade da presença de influencers em eventos de marcas de beleza, e apesar de várias investigações explorarem o papel dos influencers na criação de valor para as marcas, é escassa a pesquisa que se debruce sobre o papel dos influencers na presença de eventos e na notoriedade que estes podem trazer para as marcas de beleza. Para dar resposta à pergunta de partida “Qual a importância dos eventos e da presença de influencers nos mesmos para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções?”, procurou-se a perspetiva de colaboradores da agência de comunicação onde foi desenvolvido o estágio curricular, a companhia das Soluções, assim como a perspetiva de influencers que já tenham ido a eventos de marcas de beleza organizados pela respetiva agência de comunicação. Deste modo, foi aplicada uma metodologia etnográfica, composta por Observação Participante, por Entrevistas estruturadas e por uma Revisão de Literatura, uma vez que se adequa melhor à experiência de estágio e ao contacto com a realidade da agência de comunicação. A partir desta investigação foi possível compreender melhor o que são os influencers, de que maneira se movem e atuam no ambiente digital e a influência que exercem sobre o seu público, na medida em que resultam numa grande importância para as marcas, trazendolhes assim uma maior notoriedade no seio do seu público-alvo. Fica assim clara a importância que a realização de eventos e a presença de influencers nos mesmos tem para a notoriedade das marcas de beleza da Companhia das Soluções. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T10:50:08Z 2023-06-07 2023-03 2023-06-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/42118 TID:203345061 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/42118 |
identifier_str_mv |
TID:203345061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133550689124352 |