A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Lúcia de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9459
Resumo: Atualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa.
id RCAP_a02a5411af274b6d620ba582a7baff8b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de LisboaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOREDES SOCIAISFACEBOOKHOTÉISTURISMOINTERNETLISBOACOMMUNICATIONSOCIAL NETWORKSFACEBOOKHOTELSTOURISMINTERNETLISBONAtualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa.Nowadays, companies that operate in the hotel business face a highly competitive market where information and communication technologies, especially the Internet and social networks, have a strong presence, creating new opportunities for the hotel industry. In this way, these companies need to use new technologies to create trust and closer relationships with their customers; to differentiate themselves from their competitors, and these technologies allows faster and simple access to information. This dissertation aims to understand the importance of the internet for business today; analyze and correlate social networks, specifically Facebook, as a business tool of five-star hotels located in the city of Lisbon, as well as your interaction with this social network users, through metrics used for this purpose: "likes", comments, shares, visits, criticisms, among others. The study was conducted through observation of Facebook pages for each hotel and was subsequently analyzed by quantitative and qualitative approach.2019-03-14T17:15:07Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9459TID:202188736porFernandes, Ana Lúcia de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:38.729640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
title A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
spellingShingle A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
Fernandes, Ana Lúcia de Sousa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
REDES SOCIAIS
FACEBOOK
HOTÉIS
TURISMO
INTERNET
LISBOA
COMMUNICATION
SOCIAL NETWORKS
FACEBOOK
HOTELS
TOURISM
INTERNET
LISBON
title_short A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
title_full A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
title_fullStr A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
title_full_unstemmed A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
title_sort A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
author Fernandes, Ana Lúcia de Sousa
author_facet Fernandes, Ana Lúcia de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Lúcia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
REDES SOCIAIS
FACEBOOK
HOTÉIS
TURISMO
INTERNET
LISBOA
COMMUNICATION
SOCIAL NETWORKS
FACEBOOK
HOTELS
TOURISM
INTERNET
LISBON
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
REDES SOCIAIS
FACEBOOK
HOTÉIS
TURISMO
INTERNET
LISBOA
COMMUNICATION
SOCIAL NETWORKS
FACEBOOK
HOTELS
TOURISM
INTERNET
LISBON
description Atualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2019-03-14T17:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9459
TID:202188736
url http://hdl.handle.net/10437/9459
identifier_str_mv TID:202188736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213821116416