A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9459 |
Resumo: | Atualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa. |
id |
RCAP_a02a5411af274b6d620ba582a7baff8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de LisboaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOREDES SOCIAISFACEBOOKHOTÉISTURISMOINTERNETLISBOACOMMUNICATIONSOCIAL NETWORKSFACEBOOKHOTELSTOURISMINTERNETLISBONAtualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa.Nowadays, companies that operate in the hotel business face a highly competitive market where information and communication technologies, especially the Internet and social networks, have a strong presence, creating new opportunities for the hotel industry. In this way, these companies need to use new technologies to create trust and closer relationships with their customers; to differentiate themselves from their competitors, and these technologies allows faster and simple access to information. This dissertation aims to understand the importance of the internet for business today; analyze and correlate social networks, specifically Facebook, as a business tool of five-star hotels located in the city of Lisbon, as well as your interaction with this social network users, through metrics used for this purpose: "likes", comments, shares, visits, criticisms, among others. The study was conducted through observation of Facebook pages for each hotel and was subsequently analyzed by quantitative and qualitative approach.2019-03-14T17:15:07Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9459TID:202188736porFernandes, Ana Lúcia de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:38.729640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
title |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
spellingShingle |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa Fernandes, Ana Lúcia de Sousa MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS HOTÉIS TURISMO INTERNET LISBOA COMMUNICATION SOCIAL NETWORKS HOTELS TOURISM INTERNET LISBON |
title_short |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
title_full |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
title_fullStr |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
title_full_unstemmed |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
title_sort |
A importância das redes sociais no contexto hoteleiro : o facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa |
author |
Fernandes, Ana Lúcia de Sousa |
author_facet |
Fernandes, Ana Lúcia de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Lúcia de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS HOTÉIS TURISMO INTERNET LISBOA COMMUNICATION SOCIAL NETWORKS HOTELS TOURISM INTERNET LISBON |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS HOTÉIS TURISMO INTERNET LISBOA COMMUNICATION SOCIAL NETWORKS HOTELS TOURISM INTERNET LISBON |
description |
Atualmente, as empresas que operam no ramo hoteleiro enfrentam um mercado altamente competitivo onde as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, assumem uma forte presença, criando novas oportunidades para a indústria hoteleira. Desta forma, há necessidade, por parte destas empresas, de utilizar as novas tecnologias com o intuito de criar confiança e relações mais próximas com seus clientes, para se diferenciarem dos seus concorrentes e, pelo fato de as tecnologias permitirem um acesso à informação mais rápido e simples. A presente dissertação visa compreender a importância da internet para os negócios atuais; analisar e relacionar as redes sociais, mais concretamente o Facebook, enquanto ferramenta de negócio de dez hotéis de cinco estrelas localizados na cidade de Lisboa, bem como a sua interação com os utilizadores desta rede social, através de métricas utilizadas para o efeito: “likes”, comentários, partilhas, visitas, críticas, entre outras. O estudo foi realizado através da observação das páginas pessoais do Facebook de cada um dos hotéis e foram, posteriormente, analisados mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2019-03-14T17:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9459 TID:202188736 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9459 |
identifier_str_mv |
TID:202188736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131213821116416 |