O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27425 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_a0c564961a7ae83e0228b31cd722a40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27425 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitáriosBurnout DigitalSucesso AcadémicoEnvolvimento AcadémicoIntenções de Abandono EscolarDigital BurnoutAcademic SuccessAcademic EngagementIntentions to Drop OutMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA alteração inesperada e repentina do método de ensino presencial para o ensino à distância durante a pandemia por Covid-19, trouxe consigo consequências físicas e mentais para as quais os estudantes não estavam preparados. O uso de dispositivos digitais, quer para a aprendizagem, quer para lazer e socialização, levou a que os estudantes acabassem por passar mais horas em frente de ecrãs, potenciando uma nova síndrome designada de Burnout Digital. As exigências e as dificuldades do trabalho ultrapassam a capacidade de resposta dos estudantes, levando a níveis altos de stress, fadiga e exaustão, que consequentemente levava a uma diminuição do envolvimento académico, que impactava o seu sucesso académico e aumentava a intenção de abandono escolar dos estudantes. Por conseguinte, o objetivo deste estudo é avaliar o Burnout Digital dos estudantes após a segunda vaga da pandemia COVID-19 e quais os seus efeitos nos estudantes universitários. Este estudo foi realizado através de uma análise quantitativa com um auxílio de um questionário online e em papel, através da plataforma digital Qualtrics, que recolheu uma amostra de 412 respostas válidas, envolvendo todos os quatro ciclos de estudo do ensino superior – licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. Os resultados dos estudos evidenciam níveis médios de burnout digital nos estudantes inquiridos. Verifica-se que o burnout digital tem um efeito negativo e significativo no sucesso académico, no envolvimento académico, e nas intenções de abandono escolar. Sendo que, quando relacionado com as dimensões do envolvimento académico chegou-se à conclusão que os estudantes se sentem dedicados aos seus estudos, no entanto, nem sempre sentem ânimo e energia suficiente para estudar. Conclui-se que os estudantes diminuem o seu sucesso académico, o seu envolvimento académico e aumentam a sua intenção de abandonar os estudos, quando estes sofrem de um aumento de burnout digital.With the change from face-to-face teaching to distance learning, it brought with it physical and mental consequences that students were not prepared for. The continuous use of digital devices brought with it a dependence on digital media, and students ended up spending more hours than they were supposed to in front of the screen, thus causing what is now called Digital Burnout. The demands and difficulties of the job exceeded the students' ability to respond, leading to high levels of stress, fatigue and exhaustion, which consequently led to decreased academic engagement, which impacted their academic success and increased students' intention to drop out of school. Therefore, the purpose of this study is to assess students' Digital Burnout after the second wave of the COVID-19 pandemic and what its effects were on college students. This study was conducted through a quantitative analysis with the aid of an online and paperbased questionnaire, through the Qualtrics digital platform, which collected a sample of 412 valid responses, involving all four study cycles of higher education - undergraduate, graduate, master's and doctoral. The results of the studies show average levels of digital burnout in the surveyed students. Digital burnout is found to have a significant negative effect on academic success, academic engagement, and dropout intentions. When related to the dimensions of academic engagement, it was concluded that students feel dedicated to their studies, but do not always have enough energy to study. It is concluded that students decrease their academic success, their academic engagement, and increase their intention to drop out when they suffer from an increase in digital burnout.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Filipa Duarte daRepositório da Universidade de LisboaFranco, Maria Isabel de Mascarenhas2023-03-08T10:41:45Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27425porFranco, Maria Isabel de Mascarenhas (2022). “O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T01:31:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:54.839037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
title |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
spellingShingle |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários Franco, Maria Isabel de Mascarenhas Burnout Digital Sucesso Académico Envolvimento Académico Intenções de Abandono Escolar Digital Burnout Academic Success Academic Engagement Intentions to Drop Out |
title_short |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
title_full |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
title_fullStr |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
title_sort |
O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários |
author |
Franco, Maria Isabel de Mascarenhas |
author_facet |
Franco, Maria Isabel de Mascarenhas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Filipa Duarte da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Isabel de Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout Digital Sucesso Académico Envolvimento Académico Intenções de Abandono Escolar Digital Burnout Academic Success Academic Engagement Intentions to Drop Out |
topic |
Burnout Digital Sucesso Académico Envolvimento Académico Intenções de Abandono Escolar Digital Burnout Academic Success Academic Engagement Intentions to Drop Out |
description |
Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-03-08T10:41:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27425 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Franco, Maria Isabel de Mascarenhas (2022). “O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131313834295296 |