O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Isabel de Mascarenhas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27425
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_a0c564961a7ae83e0228b31cd722a40c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitáriosBurnout DigitalSucesso AcadémicoEnvolvimento AcadémicoIntenções de Abandono EscolarDigital BurnoutAcademic SuccessAcademic EngagementIntentions to Drop OutMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA alteração inesperada e repentina do método de ensino presencial para o ensino à distância durante a pandemia por Covid-19, trouxe consigo consequências físicas e mentais para as quais os estudantes não estavam preparados. O uso de dispositivos digitais, quer para a aprendizagem, quer para lazer e socialização, levou a que os estudantes acabassem por passar mais horas em frente de ecrãs, potenciando uma nova síndrome designada de Burnout Digital. As exigências e as dificuldades do trabalho ultrapassam a capacidade de resposta dos estudantes, levando a níveis altos de stress, fadiga e exaustão, que consequentemente levava a uma diminuição do envolvimento académico, que impactava o seu sucesso académico e aumentava a intenção de abandono escolar dos estudantes. Por conseguinte, o objetivo deste estudo é avaliar o Burnout Digital dos estudantes após a segunda vaga da pandemia COVID-19 e quais os seus efeitos nos estudantes universitários. Este estudo foi realizado através de uma análise quantitativa com um auxílio de um questionário online e em papel, através da plataforma digital Qualtrics, que recolheu uma amostra de 412 respostas válidas, envolvendo todos os quatro ciclos de estudo do ensino superior – licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. Os resultados dos estudos evidenciam níveis médios de burnout digital nos estudantes inquiridos. Verifica-se que o burnout digital tem um efeito negativo e significativo no sucesso académico, no envolvimento académico, e nas intenções de abandono escolar. Sendo que, quando relacionado com as dimensões do envolvimento académico chegou-se à conclusão que os estudantes se sentem dedicados aos seus estudos, no entanto, nem sempre sentem ânimo e energia suficiente para estudar. Conclui-se que os estudantes diminuem o seu sucesso académico, o seu envolvimento académico e aumentam a sua intenção de abandonar os estudos, quando estes sofrem de um aumento de burnout digital.With the change from face-to-face teaching to distance learning, it brought with it physical and mental consequences that students were not prepared for. The continuous use of digital devices brought with it a dependence on digital media, and students ended up spending more hours than they were supposed to in front of the screen, thus causing what is now called Digital Burnout. The demands and difficulties of the job exceeded the students' ability to respond, leading to high levels of stress, fatigue and exhaustion, which consequently led to decreased academic engagement, which impacted their academic success and increased students' intention to drop out of school. Therefore, the purpose of this study is to assess students' Digital Burnout after the second wave of the COVID-19 pandemic and what its effects were on college students. This study was conducted through a quantitative analysis with the aid of an online and paperbased questionnaire, through the Qualtrics digital platform, which collected a sample of 412 valid responses, involving all four study cycles of higher education - undergraduate, graduate, master's and doctoral. The results of the studies show average levels of digital burnout in the surveyed students. Digital burnout is found to have a significant negative effect on academic success, academic engagement, and dropout intentions. When related to the dimensions of academic engagement, it was concluded that students feel dedicated to their studies, but do not always have enough energy to study. It is concluded that students decrease their academic success, their academic engagement, and increase their intention to drop out when they suffer from an increase in digital burnout.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Filipa Duarte daRepositório da Universidade de LisboaFranco, Maria Isabel de Mascarenhas2023-03-08T10:41:45Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27425porFranco, Maria Isabel de Mascarenhas (2022). “O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T01:31:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:54.839037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
title O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
spellingShingle O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
Franco, Maria Isabel de Mascarenhas
Burnout Digital
Sucesso Académico
Envolvimento Académico
Intenções de Abandono Escolar
Digital Burnout
Academic Success
Academic Engagement
Intentions to Drop Out
title_short O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
title_full O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
title_fullStr O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
title_full_unstemmed O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
title_sort O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários
author Franco, Maria Isabel de Mascarenhas
author_facet Franco, Maria Isabel de Mascarenhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Filipa Duarte da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Isabel de Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout Digital
Sucesso Académico
Envolvimento Académico
Intenções de Abandono Escolar
Digital Burnout
Academic Success
Academic Engagement
Intentions to Drop Out
topic Burnout Digital
Sucesso Académico
Envolvimento Académico
Intenções de Abandono Escolar
Digital Burnout
Academic Success
Academic Engagement
Intentions to Drop Out
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-03-08T10:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27425
url http://hdl.handle.net/10400.5/27425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, Maria Isabel de Mascarenhas (2022). “O efeito do burnout digital no envolvimento académico dos estudantes universitários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131313834295296