A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3300 |
Resumo: | As exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin. |
id |
RCAP_a1368170fa5ff3f671d06de2c5cb08c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativasala de aulaorganização do espaçoaprendizagem cooperativaestratégias de aprendizagemclassroomorganization of spacecooperative learninglearning strategiesAs exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.The demands of teaching frequently require students to remain long hours in the classroom, place where they write, listen, reflect, interact with their colleagues, and learn. It is important to improve it, transforming it into an environment of comfort and well-being, allowing the interaction and where it is pleasant to work. For this reason, this study intends to promote moments of reflection and questioning on the organization of the space in the classroom, taking into account authors like Filomena Silvano and Robert Slavin.Faculdade CesgranrioRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, MadalenaReis, Maria Filomena2021-02-06T16:39:13Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3300porTeixeira, M., & Reis, F. (2012, ago). A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, 4 (11), 162-187. Rio de Janeiro: Revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. ISSN: 2175-2753. (referee) (http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf). Indexação: Ibict, DOAJ, Latindex, OEI, RCCAP, Sumarios.org, LivRe!, Qualis/CAPES.2175-2753info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:06.679877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
title |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa Teixeira, Madalena sala de aula organização do espaço aprendizagem cooperativa estratégias de aprendizagem classroom organization of space cooperative learning learning strategies |
title_short |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
title_full |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
title_sort |
A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa |
author |
Teixeira, Madalena |
author_facet |
Teixeira, Madalena Reis, Maria Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Maria Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Madalena Reis, Maria Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sala de aula organização do espaço aprendizagem cooperativa estratégias de aprendizagem classroom organization of space cooperative learning learning strategies |
topic |
sala de aula organização do espaço aprendizagem cooperativa estratégias de aprendizagem classroom organization of space cooperative learning learning strategies |
description |
As exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08 2012-08-01T00:00:00Z 2021-02-06T16:39:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3300 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, M., & Reis, F. (2012, ago). A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, 4 (11), 162-187. Rio de Janeiro: Revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. ISSN: 2175-2753. (referee) (http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf). Indexação: Ibict, DOAJ, Latindex, OEI, RCCAP, Sumarios.org, LivRe!, Qualis/CAPES. 2175-2753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137040264069120 |