Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nathalia de Pinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/2954
Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas.
id RCAP_a19af19381e91a6a5a98bcb63f84db99
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/2954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulherinternal communicationdigital communicationstrategic communicationMcDonald’sInternational Women's Daycomunicação internacomunicação digitalcomunicação estratégicaMcDonald’sDia Internacional da MulherEste artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas.This article aims to identify the challenges and trends of internal communication in the Digital Era and to understand the role of public relations in this communicational process. From a content analysis, we verified the strategies and channels of internal offline and online communication used by McDonald's to pay homage to their female collaborators on International Women's Day. We found that online is transforming the way PR is practiced and, although this impact is more perceptive with the communication directed to the external public, it is already possible to observe an increasing tendency to use social and digital media for internal communication. We have identified that we are in a process of transition from analogue media to digital media, but one still does not replace the other in its entirety, as well as pointing out that actions taken online are more exposed and consequently more susceptible to failures.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/2954oai:revues.org:cp/2954porurn:doi:10.4000/cp.2954http://journals.openedition.org/cp/2954Pereira, Nathalia de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:32Zoai:revues.org:cp/2954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:24.994519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
title Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
spellingShingle Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
Pereira, Nathalia de Pinho
internal communication
digital communication
strategic communication
McDonald’s
International Women's Day
comunicação interna
comunicação digital
comunicação estratégica
McDonald’s
Dia Internacional da Mulher
title_short Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
title_full Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
title_fullStr Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
title_full_unstemmed Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
title_sort Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
author Pereira, Nathalia de Pinho
author_facet Pereira, Nathalia de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nathalia de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv internal communication
digital communication
strategic communication
McDonald’s
International Women's Day
comunicação interna
comunicação digital
comunicação estratégica
McDonald’s
Dia Internacional da Mulher
topic internal communication
digital communication
strategic communication
McDonald’s
International Women's Day
comunicação interna
comunicação digital
comunicação estratégica
McDonald’s
Dia Internacional da Mulher
description Este artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/2954
oai:revues.org:cp/2954
url http://journals.openedition.org/cp/2954
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/2954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.2954
http://journals.openedition.org/cp/2954
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597907496960