Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/2954 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas. |
id |
RCAP_a19af19381e91a6a5a98bcb63f84db99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/2954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulherinternal communicationdigital communicationstrategic communicationMcDonald’sInternational Women's Daycomunicação internacomunicação digitalcomunicação estratégicaMcDonald’sDia Internacional da MulherEste artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas.This article aims to identify the challenges and trends of internal communication in the Digital Era and to understand the role of public relations in this communicational process. From a content analysis, we verified the strategies and channels of internal offline and online communication used by McDonald's to pay homage to their female collaborators on International Women's Day. We found that online is transforming the way PR is practiced and, although this impact is more perceptive with the communication directed to the external public, it is already possible to observe an increasing tendency to use social and digital media for internal communication. We have identified that we are in a process of transition from analogue media to digital media, but one still does not replace the other in its entirety, as well as pointing out that actions taken online are more exposed and consequently more susceptible to failures.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/2954oai:revues.org:cp/2954porurn:doi:10.4000/cp.2954http://journals.openedition.org/cp/2954Pereira, Nathalia de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:32Zoai:revues.org:cp/2954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:24.994519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
title |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
spellingShingle |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher Pereira, Nathalia de Pinho internal communication digital communication strategic communication McDonald’s International Women's Day comunicação interna comunicação digital comunicação estratégica McDonald’s Dia Internacional da Mulher |
title_short |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
title_full |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
title_fullStr |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
title_sort |
Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher |
author |
Pereira, Nathalia de Pinho |
author_facet |
Pereira, Nathalia de Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nathalia de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internal communication digital communication strategic communication McDonald’s International Women's Day comunicação interna comunicação digital comunicação estratégica McDonald’s Dia Internacional da Mulher |
topic |
internal communication digital communication strategic communication McDonald’s International Women's Day comunicação interna comunicação digital comunicação estratégica McDonald’s Dia Internacional da Mulher |
description |
Este artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/2954 oai:revues.org:cp/2954 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/2954 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/2954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.2954 http://journals.openedition.org/cp/2954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130597907496960 |