Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reitter, Gláucia Andressa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3180
Resumo: Web rádio, Spotify, Dezzer, SoundCloud, Youtube, Tidal e Apple Music são alguns dos exemplos de plataformas de streaming que oferecem músicas. São plataformas on demand, que surgiram para suprir a necessidade ou o desejo dos consumidores e, também, para criar novas alternativas de comunicação entre as marcas e o mercado. Considerando essa nova maneira de consumir música, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que forma o McDonald’s fez a inserção da sua marca dentro de uma playlist própria na plataforma de streaming Spotify? O objetivo geral foi analisar o aproveitamento publicitário da playlist FriesList. Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.
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Especificamente, resgatamos, bibliograficamente, o processo de migração do modo de ouvir música do meio analógico para o digital e mapeamos as marcas/produtos presentes na playlist, além de verificar o formato publicitário em que elas são exibidas. A metodologia adotada foi a qualitativa, e os meios, sobretudo, bibliográficos. Por meio do estudo de caso, foram realizadas análises documentais em uma plataforma on-line específica de comunicação em que a marca se insere para se comunicar com seu público. Quanto aos fins, a pesquisa apresentou-se de cunho descritivo e exploratório. A partir da análise da playlist “Batatatops do Momento”, percebemos que a marca subutiliza os espaços publicitários disponíveis na plataforma.-1REITTER, Gláucia Andressa. Comunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotify. 2019. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3180. http://hdl.handle.net/10737/3180http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAMarcaBrandingEstratégiaSpotifyMcDonald’sComunicação na era digital: o estudo do caso da marca MCdonald’s na plataforma Spotifyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019GláuciaAndressaReitter.pdf2019GláuciaAndressaReitter.pdfapplication/pdf1715313https://www.univates.br/bdu/bitstreams/45af4664-19fc-462d-9344-f16a9112ee3e/download3b4c8291bd4ac7bb50c954b12b55fc34MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d25eccf2-cdad-4622-bedb-5abdd10d14ae/download6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; 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