Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5924 |
Resumo: | O presente relatório corresponde à descrição de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo emergiu da nossa prática pedagógica no âmbito da intervenção precoce na infância no contexto acima referido, uma vez que o contexto de abrangência da intervenção precoce é mais vasto, e pretendeu problematizar a importância das práticas de intervenção precoce para a emergência de novas competências nas crianças em situação de risco. Desta forma, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem na área da expressão e comunicação colocando a ênfase no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, tendo em conta a articulação das diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar». Neste sentido recorremos à articulação das diferentes linguagens, tendo em conta a importância da sua transversalidade na construção das aprendizagens, utilizando estratégias de ensino diversificadas em que foram valorizados os processos de aquisição da linguagem, utilizando uma pedagogia diferenciada de forma a responder à individualidade de cada criança.This report goes with a work description, which has been developed in a supervised teaching practise in the nursery school context and its purpose is to obtain a master degree in pre-school education. This study appears from our pedagogical performance which ambit is to act early/prematurely in the above context as there is a lot to be done at this wide context/stage and it also intended to equate the prematurely intervention for the appearance of new skills of children in danger. In this way we try to promote the learning experiences in the expression and communicative areas giving a great importance to the speaking skill and of course we can´t forget the writing one taking in account the context included in the “Curricular Orientations to the Pre-school Education”. In this way we try to take profit from different languages/speeches as we can’t forget the importance of different links which stimulate children to learn. Of course we have to diversify the learning strategies where we gave a great value to the acquisition process of the language/speech and to attain this we have to use a differentiated pedagogy in order to reply to each child individualization. |
id |
RCAP_a205d7fd8ee9ec44a6a2eeb992b19cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducação pré-escolarIntervenção precoceÁreas de conteúdoPre-school educationPremature intervention/interferenceContent AreasO presente relatório corresponde à descrição de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo emergiu da nossa prática pedagógica no âmbito da intervenção precoce na infância no contexto acima referido, uma vez que o contexto de abrangência da intervenção precoce é mais vasto, e pretendeu problematizar a importância das práticas de intervenção precoce para a emergência de novas competências nas crianças em situação de risco. Desta forma, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem na área da expressão e comunicação colocando a ênfase no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, tendo em conta a articulação das diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar». Neste sentido recorremos à articulação das diferentes linguagens, tendo em conta a importância da sua transversalidade na construção das aprendizagens, utilizando estratégias de ensino diversificadas em que foram valorizados os processos de aquisição da linguagem, utilizando uma pedagogia diferenciada de forma a responder à individualidade de cada criança.This report goes with a work description, which has been developed in a supervised teaching practise in the nursery school context and its purpose is to obtain a master degree in pre-school education. This study appears from our pedagogical performance which ambit is to act early/prematurely in the above context as there is a lot to be done at this wide context/stage and it also intended to equate the prematurely intervention for the appearance of new skills of children in danger. In this way we try to promote the learning experiences in the expression and communicative areas giving a great importance to the speaking skill and of course we can´t forget the writing one taking in account the context included in the “Curricular Orientations to the Pre-school Education”. In this way we try to take profit from different languages/speeches as we can’t forget the importance of different links which stimulate children to learn. Of course we have to diversify the learning strategies where we gave a great value to the acquisition process of the language/speech and to attain this we have to use a differentiated pedagogy in order to reply to each child individualization.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Lurdes Cristina2011-07-20T16:47:32Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5924porRodrigues, Lurdes Cristina (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.373561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar Rodrigues, Lurdes Cristina Educação pré-escolar Intervenção precoce Áreas de conteúdo Pre-school education Premature intervention/interference Content Areas |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
author |
Rodrigues, Lurdes Cristina |
author_facet |
Rodrigues, Lurdes Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lurdes Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Intervenção precoce Áreas de conteúdo Pre-school education Premature intervention/interference Content Areas |
topic |
Educação pré-escolar Intervenção precoce Áreas de conteúdo Pre-school education Premature intervention/interference Content Areas |
description |
O presente relatório corresponde à descrição de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo emergiu da nossa prática pedagógica no âmbito da intervenção precoce na infância no contexto acima referido, uma vez que o contexto de abrangência da intervenção precoce é mais vasto, e pretendeu problematizar a importância das práticas de intervenção precoce para a emergência de novas competências nas crianças em situação de risco. Desta forma, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem na área da expressão e comunicação colocando a ênfase no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, tendo em conta a articulação das diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar». Neste sentido recorremos à articulação das diferentes linguagens, tendo em conta a importância da sua transversalidade na construção das aprendizagens, utilizando estratégias de ensino diversificadas em que foram valorizados os processos de aquisição da linguagem, utilizando uma pedagogia diferenciada de forma a responder à individualidade de cada criança.This report goes with a work description, which has been developed in a supervised teaching practise in the nursery school context and its purpose is to obtain a master degree in pre-school education. This study appears from our pedagogical performance which ambit is to act early/prematurely in the above context as there is a lot to be done at this wide context/stage and it also intended to equate the prematurely intervention for the appearance of new skills of children in danger. In this way we try to promote the learning experiences in the expression and communicative areas giving a great importance to the speaking skill and of course we can´t forget the writing one taking in account the context included in the “Curricular Orientations to the Pre-school Education”. In this way we try to take profit from different languages/speeches as we can’t forget the importance of different links which stimulate children to learn. Of course we have to diversify the learning strategies where we gave a great value to the acquisition process of the language/speech and to attain this we have to use a differentiated pedagogy in order to reply to each child individualization. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-20T16:47:32Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5924 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Lurdes Cristina (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135199735316480 |