Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17367 |
Resumo: | Na sociedade atual, nomeadamente no mundo empresarial as tecnologias da informação são instrumentos que potenciam as relações com clientes e impulsionam o negócio. Numa lógica de prestação de serviços foi desenvolvida um plano de negócios de uma plataforma colaborativa designada de “LexDoBusiness”. A revisão da literatura realizada teve em consideração aspetos relacionados com este tipo de negócio, nomeadamente: transformação digital, plano e modelo de negócios, e-commerce, e-business, marketing mix, marketing digital, Customer Relationship Management e sistemas de gestão de conteúdos. A partir da informação obtida conclui-se que a proposta de valor do projecto deve ser a mais adequada para cada um dos segmentos de clientes. O trabalho de pesquisa efetuado teve como objetivo avaliar a aceitabilidade do modelo de negócios da plataforma web LexDoBusiness, que reúne vários serviços essenciais para que os empreendedores transformem a sua ideia numa empresa de sucesso, tais como serviços jurídicos, contábeis, tributários e tecnológicos. Em relação à metodologia de pesquisa, foi escolhida o Design Science Research, tendo a recolha de dados secundários externos obtida nas plataformas INE, RACIUS e PORDATA, e a recolha de dados primários por meio de uma pesquisa semiestruturada dirigida a clientes de uma rede de advogados e a potenciais clientes. Os resultados da pesquisa primária, por meio de um questionário, permitiu confirmar o problema de investigação inicialmente formulado de que a maioria dos clientes preferem contratar advogados com escritórios físicos, o que levou a que o plano de negócio tivesse em consideração a esta preferência em detrimento da prestação de serviços jurídicos exclusivamente online sem que fosse descurado a viabilidade económica e financeira do projeto. |
id |
RCAP_a26cdca0045c79bd71396d117237a2fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17367 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness"Transformação digitalPlano de negócios jurídicoDireito digitalPlataforma colaborativaMarketing relacionalDigital transformationLegal business planDigital lawCollaborative platformRelational marketingGestãoNa sociedade atual, nomeadamente no mundo empresarial as tecnologias da informação são instrumentos que potenciam as relações com clientes e impulsionam o negócio. Numa lógica de prestação de serviços foi desenvolvida um plano de negócios de uma plataforma colaborativa designada de “LexDoBusiness”. A revisão da literatura realizada teve em consideração aspetos relacionados com este tipo de negócio, nomeadamente: transformação digital, plano e modelo de negócios, e-commerce, e-business, marketing mix, marketing digital, Customer Relationship Management e sistemas de gestão de conteúdos. A partir da informação obtida conclui-se que a proposta de valor do projecto deve ser a mais adequada para cada um dos segmentos de clientes. O trabalho de pesquisa efetuado teve como objetivo avaliar a aceitabilidade do modelo de negócios da plataforma web LexDoBusiness, que reúne vários serviços essenciais para que os empreendedores transformem a sua ideia numa empresa de sucesso, tais como serviços jurídicos, contábeis, tributários e tecnológicos. Em relação à metodologia de pesquisa, foi escolhida o Design Science Research, tendo a recolha de dados secundários externos obtida nas plataformas INE, RACIUS e PORDATA, e a recolha de dados primários por meio de uma pesquisa semiestruturada dirigida a clientes de uma rede de advogados e a potenciais clientes. Os resultados da pesquisa primária, por meio de um questionário, permitiu confirmar o problema de investigação inicialmente formulado de que a maioria dos clientes preferem contratar advogados com escritórios físicos, o que levou a que o plano de negócio tivesse em consideração a esta preferência em detrimento da prestação de serviços jurídicos exclusivamente online sem que fosse descurado a viabilidade económica e financeira do projeto.In today's society, especially in the business world, information technologies are instruments that enhance customer relations and drive business. In a logic of service provision, a business plan of a collaborative platform called "LexDoBusiness" was developed. The literature review took into consideration aspects related to this type of business, namely: digital transformation, business plan and model, e-commerce, ebusiness, marketing mix, digital marketing, Customer Relationship Management and content management systems. From the information obtained, it is concluded that the value proposition of the project should be the most appropriate for each of the customer segments. The research work carried out aimed to evaluate the acceptability of the business model of the LexDoBusiness web platform, which gathers several essential services for entrepreneurs to transform their idea into a successful company, such as legal, accounting, tax and technological services. Regarding the research methodology, Design Science Research was chosen, having been the collection of external secondary data obtained in the platforms INE, RACIUS and PORDATA, and the collection of primary data through a semi-structured research directed to clients of a network of lawyers and potential clients. The results of the primary survey, by means of a questionnaire, confirmed the research problem initially formulated that most clients prefer to hire lawyers with physical offices, which led the business plan to take this preference into consideration rather than the provision of legal services exclusively online without neglecting the economic and financial viability of the project.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosPinto, José Agostinho de SousaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto2021-03-10T07:59:21Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17367TID:202644324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:01.253203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
title |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
spellingShingle |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto Transformação digital Plano de negócios jurídico Direito digital Plataforma colaborativa Marketing relacional Digital transformation Legal business plan Digital law Collaborative platform Relational marketing Gestão |
title_short |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
title_full |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
title_fullStr |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
title_full_unstemmed |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
title_sort |
Plano de negócio eletrónico da plataforma_colaborativa "LexDoBusiness" |
author |
Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto |
author_facet |
Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos Pinto, José Agostinho de Sousa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Hélder Filipe de Almeida Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Plano de negócios jurídico Direito digital Plataforma colaborativa Marketing relacional Digital transformation Legal business plan Digital law Collaborative platform Relational marketing Gestão |
topic |
Transformação digital Plano de negócios jurídico Direito digital Plataforma colaborativa Marketing relacional Digital transformation Legal business plan Digital law Collaborative platform Relational marketing Gestão |
description |
Na sociedade atual, nomeadamente no mundo empresarial as tecnologias da informação são instrumentos que potenciam as relações com clientes e impulsionam o negócio. Numa lógica de prestação de serviços foi desenvolvida um plano de negócios de uma plataforma colaborativa designada de “LexDoBusiness”. A revisão da literatura realizada teve em consideração aspetos relacionados com este tipo de negócio, nomeadamente: transformação digital, plano e modelo de negócios, e-commerce, e-business, marketing mix, marketing digital, Customer Relationship Management e sistemas de gestão de conteúdos. A partir da informação obtida conclui-se que a proposta de valor do projecto deve ser a mais adequada para cada um dos segmentos de clientes. O trabalho de pesquisa efetuado teve como objetivo avaliar a aceitabilidade do modelo de negócios da plataforma web LexDoBusiness, que reúne vários serviços essenciais para que os empreendedores transformem a sua ideia numa empresa de sucesso, tais como serviços jurídicos, contábeis, tributários e tecnológicos. Em relação à metodologia de pesquisa, foi escolhida o Design Science Research, tendo a recolha de dados secundários externos obtida nas plataformas INE, RACIUS e PORDATA, e a recolha de dados primários por meio de uma pesquisa semiestruturada dirigida a clientes de uma rede de advogados e a potenciais clientes. Os resultados da pesquisa primária, por meio de um questionário, permitiu confirmar o problema de investigação inicialmente formulado de que a maioria dos clientes preferem contratar advogados com escritórios físicos, o que levou a que o plano de negócio tivesse em consideração a esta preferência em detrimento da prestação de serviços jurídicos exclusivamente online sem que fosse descurado a viabilidade económica e financeira do projeto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10 2020-07-10T00:00:00Z 2021-03-10T07:59:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17367 TID:202644324 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17367 |
identifier_str_mv |
TID:202644324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131460648566784 |