Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, António Joaquim Fernandes Ruas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9752
Resumo: A educação é um sistema em permanente mutação, evoluindo, mudando, adaptando-se às características da sociedade. A educação universal, inclusiva e de qualidade continua a ser um desígnio dos Estados. As estruturas de supervisão pedagógica, como estruturas intermédias, assumem um importante papel na operacionalização das políticas educativas através do desenvolvimento curricular e profissional dos professores. Uma supervisão que se apoia na reflexão e na colaboração, visando melhores resultados dos alunos. Os Delegados de Disciplina do ensino secundário (7ª a 12ª classes) de São Tomé e Príncipe supervisionam os professores ao nível da escola. Com este estudo pretendemos conhecer a representação que existe sobre a função dos Delegados de Disciplina. Desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos Delegados e entrevistamos Diretores de escola e Supervisores pedagógicos. Utilizamos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os Delegados de Disciplina são um grupo experiente, jovem e nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica, que de modo geral cumpre as funções. Nestes coexistem duas representações do conceito de supervisão pedagógica, uma focada na ajuda e colaboração visando o desenvolvimento profissional e outra centrada no controlo e fiscalização das atividades dos professores. Na representação que os Diretores têm da supervisão pedagógica destaque-se o controlo e fiscalização e na dos Supervisores o apoio e colaboração. Esta dualidade reflete a legislação que rege as funções de supervisão. Verificou-se que os recursos que os Delegados têm disponíveis são escassos, o tempo previsto é pouco e existe um sentimento de desmotivação generalizado. O desenvolvimento profissional é visto como um processo contínuo, desenvolvido na escola, mas da responsabilidade do Ministério e a Universidade tem um papel muito reduzido, bem como o contexto escolar. Apresentaram-se algumas sugestões como o desenvolvimento de formações contínuas integradas num sistema formativo, desenvolvidas na escola com os Delegados, os Supervisores e a Universidade ou campanhas informativas junto da comunidade escolar.
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spelling Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e PríncipeSupervisão pedagógicaDelegado de DisciplinaEnsino secundárioPolítica da educaçãoFormação contínuaFormação de professoresSão Tomé e PríncipeHeads of departmentSecondary educationContinuous training for teachersSão Tomé and PríncipeInstructional supervisionODS::04:Educação de QualidadeA educação é um sistema em permanente mutação, evoluindo, mudando, adaptando-se às características da sociedade. A educação universal, inclusiva e de qualidade continua a ser um desígnio dos Estados. As estruturas de supervisão pedagógica, como estruturas intermédias, assumem um importante papel na operacionalização das políticas educativas através do desenvolvimento curricular e profissional dos professores. Uma supervisão que se apoia na reflexão e na colaboração, visando melhores resultados dos alunos. Os Delegados de Disciplina do ensino secundário (7ª a 12ª classes) de São Tomé e Príncipe supervisionam os professores ao nível da escola. Com este estudo pretendemos conhecer a representação que existe sobre a função dos Delegados de Disciplina. Desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos Delegados e entrevistamos Diretores de escola e Supervisores pedagógicos. Utilizamos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os Delegados de Disciplina são um grupo experiente, jovem e nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica, que de modo geral cumpre as funções. Nestes coexistem duas representações do conceito de supervisão pedagógica, uma focada na ajuda e colaboração visando o desenvolvimento profissional e outra centrada no controlo e fiscalização das atividades dos professores. Na representação que os Diretores têm da supervisão pedagógica destaque-se o controlo e fiscalização e na dos Supervisores o apoio e colaboração. Esta dualidade reflete a legislação que rege as funções de supervisão. Verificou-se que os recursos que os Delegados têm disponíveis são escassos, o tempo previsto é pouco e existe um sentimento de desmotivação generalizado. O desenvolvimento profissional é visto como um processo contínuo, desenvolvido na escola, mas da responsabilidade do Ministério e a Universidade tem um papel muito reduzido, bem como o contexto escolar. Apresentaram-se algumas sugestões como o desenvolvimento de formações contínuas integradas num sistema formativo, desenvolvidas na escola com os Delegados, os Supervisores e a Universidade ou campanhas informativas junto da comunidade escolar.Education is a system in constant transformation, always evolving, changing and adapting itself to the society’s characteristics. One of the State’s goals continues to be a universal and inclusive education of quality. Instructional supervision structures, as intermediate structures, assume a paramount role in the implementation of educational policies through the educational and professional development of teachers. A supervision based on reflection and collaboration which aims to achieve better student performance. In São Tomé and Príncipe, Heads of Department in Secondary Education (Year 7 to 12) oversee teachers in schools. This research will show people’s perception of the role of Heads of Department. A mixed descriptive research was developed, a survey was submitted to Heads of Department and interviews with Headteachers and Instructional Supervisors were undertaken. Statistical analysis method was used to measure quantitative data and content analysis for qualitative data. Heads of Department are a young experient group but not all hold a degree and/or educational qualification. There are two representations of the instructional supervision concept: one focused on the assistance and collaboration aiming professional development, other centered in the control and monitoring of the teachers’ activities. When Headteachers are responsible for the Instructional Supervision, control and monitoring are in evidence. On the other hand, assistance and collaboration are more present when Instructional Supervision is the Supervisors job. This duality is a reflection of the legislation which governs the supervision role. We established that available resources to Heads of Department are scarce, the allocated time is insufficient and there is a general sense of lack of motivation. Professional development is seen as a continuous process developed in the school, nonetheless its responsibility relies on the Ministry of Education. Both the University and school setting have a rather diminished role in this professional development. Several proposals were presented, such as continuous training part of an integrated training plan designed by the school in conjunction with Heads of Department, Supervisors and the University; and informative campaigns addressed to the school community.Miranda, BrancaRepositório AbertoCoelho, António Joaquim Fernandes Ruas2020-06-03T14:47:36Z2020-05-132020-06-032020-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9752TID:202484890porCoelho, António Joaquim Fernandes Ruas - Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2020. 185 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:26.691362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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