Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160726 |
Resumo: | UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
id |
RCAP_a3478d8a2f2e54a6d195cacc03fa1e37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/160726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…A formação dos professores de História em PortugalFormação de professores de História;Didática da HistóriaAvaliação externaFormação inicialProfissionalizaçãoHistory teacher trainingDidactics of HistoryExternal evaluationInitial trainingProfessionalizationUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Este artigo parte do pressuposto de que é possível conhecer a formação de professores de História a partir da análise do que aprendem e do modo como aprendem, na sua formação inicial, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Assim, a partir da análise dos programas das unidades curriculares da área da didática específica e dos documentos relativos ao processo de avaliação e acreditação dos ciclos de estudos, procurámos traçar perfis e desenhar percursos de formação para a docência em todos os estabelecimentos de ensino superior que asseguram a profissionalização em História. A consulta de documentação diferenciada quanto à sua natureza permitiu a utilização de distintas metodologias. A análise dos programas das unidades curriculares recorreu à identificação de palavras-chave ou conceitos estruturantes que permitissem a definição de categorias que organizassem as principais conclusões. A leitura dos diversos relatórios que resultam do processo de avaliação e acreditação dos ciclos de estudos admitiu uma abordagem diferente: optámos por analisar o processo individual de cada estabelecimento de ensino, desde o “grau zero” até ao momento da segunda acreditação. As principais conclusões apontam para a) a preocupação em formar professores de história flexíveis, capazes de se adaptarem às necessidades atuais e futuras, comprometidos com a construção do conhecimento e com a articulação da investigação com a prática; b) a necessidade de investimento, por parte das instituições universitárias, na contratação de pessoal docente especializado; c) a importância de se diluir a subjetividade que decorre da constituição de equipas diferentes na avaliação dos ciclos de estudos, através da discussão prévia dos contextos e das medidas a aplicar, antes da divulgação do relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa.Departamento de História (DH)Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNP. Henriques, RaquelRibeiro, Cláudia Pinto2023-11-29T22:40:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160726por2531-0968PURE: 77223960https://doi.org/https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:30Zoai:run.unl.pt:10362/160726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:12.045167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… A formação dos professores de História em Portugal |
title |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
spellingShingle |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… P. Henriques, Raquel Formação de professores de História; Didática da História Avaliação externa Formação inicial Profissionalização History teacher training Didactics of History External evaluation Initial training Professionalization |
title_short |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
title_full |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
title_fullStr |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
title_full_unstemmed |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
title_sort |
Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser… |
author |
P. Henriques, Raquel |
author_facet |
P. Henriques, Raquel Ribeiro, Cláudia Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Cláudia Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de História (DH) Instituto de História Contemporânea (IHC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
P. Henriques, Raquel Ribeiro, Cláudia Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de História; Didática da História Avaliação externa Formação inicial Profissionalização History teacher training Didactics of History External evaluation Initial training Professionalization |
topic |
Formação de professores de História; Didática da História Avaliação externa Formação inicial Profissionalização History teacher training Didactics of History External evaluation Initial training Professionalization |
description |
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T22:40:10Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/160726 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/160726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2531-0968 PURE: 77223960 https://doi.org/https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.02 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138163741949952 |