Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: P. Henriques, Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Cláudia Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160726
Resumo: UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
id RCAP_a3478d8a2f2e54a6d195cacc03fa1e37
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/160726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…A formação dos professores de História em PortugalFormação de professores de História;Didática da HistóriaAvaliação externaFormação inicialProfissionalizaçãoHistory teacher trainingDidactics of HistoryExternal evaluationInitial trainingProfessionalizationUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Este artigo parte do pressuposto de que é possível conhecer a formação de professores de História a partir da análise do que aprendem e do modo como aprendem, na sua formação inicial, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Assim, a partir da análise dos programas das unidades curriculares da área da didática específica e dos documentos relativos ao processo de avaliação e acreditação dos ciclos de estudos, procurámos traçar perfis e desenhar percursos de formação para a docência em todos os estabelecimentos de ensino superior que asseguram a profissionalização em História. A consulta de documentação diferenciada quanto à sua natureza permitiu a utilização de distintas metodologias. A análise dos programas das unidades curriculares recorreu à identificação de palavras-chave ou conceitos estruturantes que permitissem a definição de categorias que organizassem as principais conclusões. A leitura dos diversos relatórios que resultam do processo de avaliação e acreditação dos ciclos de estudos admitiu uma abordagem diferente: optámos por analisar o processo individual de cada estabelecimento de ensino, desde o “grau zero” até ao momento da segunda acreditação. As principais conclusões apontam para a) a preocupação em formar professores de história flexíveis, capazes de se adaptarem às necessidades atuais e futuras, comprometidos com a construção do conhecimento e com a articulação da investigação com a prática; b) a necessidade de investimento, por parte das instituições universitárias, na contratação de pessoal docente especializado; c) a importância de se diluir a subjetividade que decorre da constituição de equipas diferentes na avaliação dos ciclos de estudos, através da discussão prévia dos contextos e das medidas a aplicar, antes da divulgação do relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa.Departamento de História (DH)Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNP. Henriques, RaquelRibeiro, Cláudia Pinto2023-11-29T22:40:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160726por2531-0968PURE: 77223960https://doi.org/https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:30Zoai:run.unl.pt:10362/160726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:12.045167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
A formação dos professores de História em Portugal
title Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
spellingShingle Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
P. Henriques, Raquel
Formação de professores de História;
Didática da História
Avaliação externa
Formação inicial
Profissionalização
History teacher training
Didactics of History
External evaluation
Initial training
Professionalization
title_short Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
title_full Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
title_fullStr Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
title_full_unstemmed Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
title_sort Diz-me o que aprendes, dir-te-ei que professor podes ser…
author P. Henriques, Raquel
author_facet P. Henriques, Raquel
Ribeiro, Cláudia Pinto
author_role author
author2 Ribeiro, Cláudia Pinto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de História (DH)
Instituto de História Contemporânea (IHC)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv P. Henriques, Raquel
Ribeiro, Cláudia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de História;
Didática da História
Avaliação externa
Formação inicial
Profissionalização
History teacher training
Didactics of History
External evaluation
Initial training
Professionalization
topic Formação de professores de História;
Didática da História
Avaliação externa
Formação inicial
Profissionalização
History teacher training
Didactics of History
External evaluation
Initial training
Professionalization
description UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T22:40:10Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/160726
url http://hdl.handle.net/10362/160726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2531-0968
PURE: 77223960
https://doi.org/https:/doi.org/10.17398/2531-0968.13.02
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138163741949952