Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19608 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_a34e38170b3ed927476b4fe5a63e2084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19608 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granelComportamento do ConsumidorComportamento de CompraSupermercado a GranelPerfil do ConsumidorRetalho AlimentarMotivações de CompraConsumer BehaviorBuying BehaviorBulk SupermarketConsumer ProfileFood RetailPurchase MotivationsMestrado em MarketingO retalho alimentar é caracterizado por ser um mercado dinâmico, competitivo e apresentar inúmeras ofertas de produtos de forma a alcançar o maior número de consumidores. No entanto, o consumidor atual está cada vez mais exigente e informado, é necessário identificar as suas tendências de consumo para anteceder novas formas e conceitos de negócio, para que possa existir um consumo mais racionado e consciente em relação ao desperdício alimentar e à sustentabilidade. A seguinte investigação incide sobre a área teórica do marketing, o comportamento do consumidor, na qual o seu principal objetivo é analisar o mesmo da geração millennial na compra de produtos alimentares embalados face a produtos alimentares a granel e identificar os diferentes fatores que influenciam a sua escolha, bem como as suas preferências de produtos em cada uma das tipologias de consumo. Para obter tais resultados como matéria de estudo recorremos a uma metodologia de natureza exploratória, quantitativa, com uma amostragem não probabilística por conveniência através da realização de questionários como método de recolha de dados. Avaliámos as perguntas de investigação através de um modelo conceptual e das respetivas hipóteses para ir ao encontro da problemática deste estudo. Pretendemos com esta investigação analisar se a geração millennial está a adotar um consumo mais responsável na área do retalho alimentar, optando maioritariamente por produtos alimentares a granel.Food retail is characterized as a dynamic and competitive market that offers numerous products to reach the largest number of costumers. However, the current customer is more demanding and informed and it is necessary to identify their consumption trends to anticipate new forms and business models, so that there may be more rationed and conscious consumption regarding food waste and sustainability. The following research focuses on a theoretical area of marketing, consumer behavior, where its main objective is to analyze the millennial generation and their purchase of packaged food versus bulk food, as well as to identify the different factors that influence its consumption, as well as their product preferences in each of the above-mentioned options. To obtain these results, we used an exploratory methodology of quantitative nature, with a non-probabilistic convenience sampling through the completion of surveys as a way of collecting data. The research questions were evaluated through a conceptual model and its hypotheses to meet the problem of this research. We pretend with this research analyze if the millennial generation is adopting a more responsible consumption in the food retail area, choosing mainly bulk food products.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRamalho, Rodrigo Rocha2020-02-07T11:17:26Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19608porRamalho, Rodrigo Rocha (2019). "Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:27.919701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
title |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
spellingShingle |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel Ramalho, Rodrigo Rocha Comportamento do Consumidor Comportamento de Compra Supermercado a Granel Perfil do Consumidor Retalho Alimentar Motivações de Compra Consumer Behavior Buying Behavior Bulk Supermarket Consumer Profile Food Retail Purchase Motivations |
title_short |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
title_full |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
title_fullStr |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
title_full_unstemmed |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
title_sort |
Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel |
author |
Ramalho, Rodrigo Rocha |
author_facet |
Ramalho, Rodrigo Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Rodrigo Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do Consumidor Comportamento de Compra Supermercado a Granel Perfil do Consumidor Retalho Alimentar Motivações de Compra Consumer Behavior Buying Behavior Bulk Supermarket Consumer Profile Food Retail Purchase Motivations |
topic |
Comportamento do Consumidor Comportamento de Compra Supermercado a Granel Perfil do Consumidor Retalho Alimentar Motivações de Compra Consumer Behavior Buying Behavior Bulk Supermarket Consumer Profile Food Retail Purchase Motivations |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-02-07T11:17:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19608 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramalho, Rodrigo Rocha (2019). "Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131136756023296 |