Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Rodrigo Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19608
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_a34e38170b3ed927476b4fe5a63e2084
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granelComportamento do ConsumidorComportamento de CompraSupermercado a GranelPerfil do ConsumidorRetalho AlimentarMotivações de CompraConsumer BehaviorBuying BehaviorBulk SupermarketConsumer ProfileFood RetailPurchase MotivationsMestrado em MarketingO retalho alimentar é caracterizado por ser um mercado dinâmico, competitivo e apresentar inúmeras ofertas de produtos de forma a alcançar o maior número de consumidores. No entanto, o consumidor atual está cada vez mais exigente e informado, é necessário identificar as suas tendências de consumo para anteceder novas formas e conceitos de negócio, para que possa existir um consumo mais racionado e consciente em relação ao desperdício alimentar e à sustentabilidade. A seguinte investigação incide sobre a área teórica do marketing, o comportamento do consumidor, na qual o seu principal objetivo é analisar o mesmo da geração millennial na compra de produtos alimentares embalados face a produtos alimentares a granel e identificar os diferentes fatores que influenciam a sua escolha, bem como as suas preferências de produtos em cada uma das tipologias de consumo. Para obter tais resultados como matéria de estudo recorremos a uma metodologia de natureza exploratória, quantitativa, com uma amostragem não probabilística por conveniência através da realização de questionários como método de recolha de dados. Avaliámos as perguntas de investigação através de um modelo conceptual e das respetivas hipóteses para ir ao encontro da problemática deste estudo. Pretendemos com esta investigação analisar se a geração millennial está a adotar um consumo mais responsável na área do retalho alimentar, optando maioritariamente por produtos alimentares a granel.Food retail is characterized as a dynamic and competitive market that offers numerous products to reach the largest number of costumers. However, the current customer is more demanding and informed and it is necessary to identify their consumption trends to anticipate new forms and business models, so that there may be more rationed and conscious consumption regarding food waste and sustainability. The following research focuses on a theoretical area of marketing, consumer behavior, where its main objective is to analyze the millennial generation and their purchase of packaged food versus bulk food, as well as to identify the different factors that influence its consumption, as well as their product preferences in each of the above-mentioned options. To obtain these results, we used an exploratory methodology of quantitative nature, with a non-probabilistic convenience sampling through the completion of surveys as a way of collecting data. The research questions were evaluated through a conceptual model and its hypotheses to meet the problem of this research. We pretend with this research analyze if the millennial generation is adopting a more responsible consumption in the food retail area, choosing mainly bulk food products.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRamalho, Rodrigo Rocha2020-02-07T11:17:26Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19608porRamalho, Rodrigo Rocha (2019). "Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:27.919701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
title Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
spellingShingle Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
Ramalho, Rodrigo Rocha
Comportamento do Consumidor
Comportamento de Compra
Supermercado a Granel
Perfil do Consumidor
Retalho Alimentar
Motivações de Compra
Consumer Behavior
Buying Behavior
Bulk Supermarket
Consumer Profile
Food Retail
Purchase Motivations
title_short Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
title_full Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
title_fullStr Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
title_full_unstemmed Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
title_sort Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel
author Ramalho, Rodrigo Rocha
author_facet Ramalho, Rodrigo Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Rodrigo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Comportamento de Compra
Supermercado a Granel
Perfil do Consumidor
Retalho Alimentar
Motivações de Compra
Consumer Behavior
Buying Behavior
Bulk Supermarket
Consumer Profile
Food Retail
Purchase Motivations
topic Comportamento do Consumidor
Comportamento de Compra
Supermercado a Granel
Perfil do Consumidor
Retalho Alimentar
Motivações de Compra
Consumer Behavior
Buying Behavior
Bulk Supermarket
Consumer Profile
Food Retail
Purchase Motivations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-07T11:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19608
url http://hdl.handle.net/10400.5/19608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramalho, Rodrigo Rocha (2019). "Comportamento de compra da geração millennial no retalho alimentar : produtos embalados vs produtos a granel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131136756023296