A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria Leonor Est?v?o de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jun?a, Ana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270
Resumo: Enquadramento: No final do ano de 2019, o mundo deparou-se com um problema de extrema gravidade: a propaga??o do v?rus COVID-19. A n?vel laboral esta situa??o sentiu-se muito. Em todas as ?reas de trabalho houve mudan?as e adapta??es das circunst?ncias de trabalho como por exemplo a modalidade de teletrabalho. A avalia??o da satisfa??o no trabalho ? muito importante. Deve ser feita com regularidade para que as chefias tenham no??o do que poder? estar a falhar ou n?o no desempenho dos seus colaboradores. A satisfa??o no trabalho ? complexa e subjetiva porque varia de indiv?duo para indiv?duo e de contexto para contexto. Objetivo: Perceber se h? diferen?as significativas nos n?veis de satisfa??o no trabalho dos docentes em exerc?cio de fun??es durante o per?odo de confinamento e p?s-confinamento. M?todo: A amostra compreende 39 docentes da Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Foram respondidos question?rios em duas fases (uma que corresponde ao per?odo de confinamento e uma segunda que corresponde ao per?odo de p?s- confinamento). As vari?veis finais avaliadas s?o as dimens?es de satisfa??o no trabalho e bem-estar. Resultados: Denota-se um aumento significativo nos resultados das vari?veis de satisfa??o intr?nseca e de satisfa??o com a participa??o, comparando com as restantes. Esta evolu??o verificou-se na compara??o dos per?odos em causa (confinamento e p?s- confinamento). Os restantes resultados, apesar de estatisticamente n?o serem t?o relevantes, apresentam uma evolu??o positiva. Conclus?o: Com esta investiga??o pode concluir-se que h? diferen?as significativas na satisfa??o no trabalho no per?odo de confinamento para o p?s-confinamento. / Background: At the end of 2019, the world faced an extremely serious problem: the spread of the COVID-19 virus. Regarding the labor area this situation was felt a lot. In this areas there were changes and adaptations to work circumstances, such as e-working. The assessment of job satisfaction is meaningful. Therefore, it must be done regularly so that managers are aware of what may or may not be failing in the performance of their employees. Job satisfaction is complex and subjective because it varies from individual to individual and from context to context. Objective: Understand if there are significant differences in the levels of job satisfaction of professors working during the period of lockdown and post-lockdown. Method: The sample consisted of 39 professors from Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Questionnaires were answered in two phases (one that corresponds to the period of lockdown and another that corresponds to the period of post-lockdown). The final variables evaluated are the dimensions of job satisfaction and well-being. Results: There is a significant increase in the results of the variables of intrinsic satisfaction and satisfaction with participation, compared to the others. This evolution was verified in the comparison of the periods in question (lockdown and post-lockdown). The remaining results, although not statistically relevant, show a positive evolution. Conclusion: There are no significant differences in job satisfaction in the period of lockdown and post lockdown.
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