A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270 |
Resumo: | Enquadramento: No final do ano de 2019, o mundo deparou-se com um problema de extrema gravidade: a propaga??o do v?rus COVID-19. A n?vel laboral esta situa??o sentiu-se muito. Em todas as ?reas de trabalho houve mudan?as e adapta??es das circunst?ncias de trabalho como por exemplo a modalidade de teletrabalho. A avalia??o da satisfa??o no trabalho ? muito importante. Deve ser feita com regularidade para que as chefias tenham no??o do que poder? estar a falhar ou n?o no desempenho dos seus colaboradores. A satisfa??o no trabalho ? complexa e subjetiva porque varia de indiv?duo para indiv?duo e de contexto para contexto. Objetivo: Perceber se h? diferen?as significativas nos n?veis de satisfa??o no trabalho dos docentes em exerc?cio de fun??es durante o per?odo de confinamento e p?s-confinamento. M?todo: A amostra compreende 39 docentes da Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Foram respondidos question?rios em duas fases (uma que corresponde ao per?odo de confinamento e uma segunda que corresponde ao per?odo de p?s- confinamento). As vari?veis finais avaliadas s?o as dimens?es de satisfa??o no trabalho e bem-estar. Resultados: Denota-se um aumento significativo nos resultados das vari?veis de satisfa??o intr?nseca e de satisfa??o com a participa??o, comparando com as restantes. Esta evolu??o verificou-se na compara??o dos per?odos em causa (confinamento e p?s- confinamento). Os restantes resultados, apesar de estatisticamente n?o serem t?o relevantes, apresentam uma evolu??o positiva. Conclus?o: Com esta investiga??o pode concluir-se que h? diferen?as significativas na satisfa??o no trabalho no per?odo de confinamento para o p?s-confinamento. / Background: At the end of 2019, the world faced an extremely serious problem: the spread of the COVID-19 virus. Regarding the labor area this situation was felt a lot. In this areas there were changes and adaptations to work circumstances, such as e-working. The assessment of job satisfaction is meaningful. Therefore, it must be done regularly so that managers are aware of what may or may not be failing in the performance of their employees. Job satisfaction is complex and subjective because it varies from individual to individual and from context to context. Objective: Understand if there are significant differences in the levels of job satisfaction of professors working during the period of lockdown and post-lockdown. Method: The sample consisted of 39 professors from Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Questionnaires were answered in two phases (one that corresponds to the period of lockdown and another that corresponds to the period of post-lockdown). The final variables evaluated are the dimensions of job satisfaction and well-being. Results: There is a significant increase in the results of the variables of intrinsic satisfaction and satisfaction with participation, compared to the others. This evolution was verified in the comparison of the periods in question (lockdown and post-lockdown). The remaining results, although not statistically relevant, show a positive evolution. Conclusion: There are no significant differences in job satisfaction in the period of lockdown and post lockdown. |
id |
RCAP_a397e69c3659a3b1f98343ebdb7aa0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? cicloSatisfa??o no trabalho - Job satisfactionCovid-19 - Covid-19Bem-estar - Well-beingProfessores - TeachersEnquadramento: No final do ano de 2019, o mundo deparou-se com um problema de extrema gravidade: a propaga??o do v?rus COVID-19. A n?vel laboral esta situa??o sentiu-se muito. Em todas as ?reas de trabalho houve mudan?as e adapta??es das circunst?ncias de trabalho como por exemplo a modalidade de teletrabalho. A avalia??o da satisfa??o no trabalho ? muito importante. Deve ser feita com regularidade para que as chefias tenham no??o do que poder? estar a falhar ou n?o no desempenho dos seus colaboradores. A satisfa??o no trabalho ? complexa e subjetiva porque varia de indiv?duo para indiv?duo e de contexto para contexto. Objetivo: Perceber se h? diferen?as significativas nos n?veis de satisfa??o no trabalho dos docentes em exerc?cio de fun??es durante o per?odo de confinamento e p?s-confinamento. M?todo: A amostra compreende 39 docentes da Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Foram respondidos question?rios em duas fases (uma que corresponde ao per?odo de confinamento e uma segunda que corresponde ao per?odo de p?s- confinamento). As vari?veis finais avaliadas s?o as dimens?es de satisfa??o no trabalho e bem-estar. Resultados: Denota-se um aumento significativo nos resultados das vari?veis de satisfa??o intr?nseca e de satisfa??o com a participa??o, comparando com as restantes. Esta evolu??o verificou-se na compara??o dos per?odos em causa (confinamento e p?s- confinamento). Os restantes resultados, apesar de estatisticamente n?o serem t?o relevantes, apresentam uma evolu??o positiva. Conclus?o: Com esta investiga??o pode concluir-se que h? diferen?as significativas na satisfa??o no trabalho no per?odo de confinamento para o p?s-confinamento. / Background: At the end of 2019, the world faced an extremely serious problem: the spread of the COVID-19 virus. Regarding the labor area this situation was felt a lot. In this areas there were changes and adaptations to work circumstances, such as e-working. The assessment of job satisfaction is meaningful. Therefore, it must be done regularly so that managers are aware of what may or may not be failing in the performance of their employees. Job satisfaction is complex and subjective because it varies from individual to individual and from context to context. Objective: Understand if there are significant differences in the levels of job satisfaction of professors working during the period of lockdown and post-lockdown. Method: The sample consisted of 39 professors from Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Questionnaires were answered in two phases (one that corresponds to the period of lockdown and another that corresponds to the period of post-lockdown). The final variables evaluated are the dimensions of job satisfaction and well-being. Results: There is a significant increase in the results of the variables of intrinsic satisfaction and satisfaction with participation, compared to the others. This evolution was verified in the comparison of the periods in question (lockdown and post-lockdown). The remaining results, although not statistically relevant, show a positive evolution. Conclusion: There are no significant differences in job satisfaction in the period of lockdown and post lockdown.ISMT2021-07-23T14:28:24Z2021-07-232020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270TID:202697835porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270Afonso, Maria Leonor Est?v?o de JesusJun?a, Ana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:27Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:02.987237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
title |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
spellingShingle |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo Afonso, Maria Leonor Est?v?o de Jesus Satisfa??o no trabalho - Job satisfaction Covid-19 - Covid-19 Bem-estar - Well-being Professores - Teachers |
title_short |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
title_full |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
title_fullStr |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
title_full_unstemmed |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
title_sort |
A Satisfa??o no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secund?rio e 3.? ciclo |
author |
Afonso, Maria Leonor Est?v?o de Jesus |
author_facet |
Afonso, Maria Leonor Est?v?o de Jesus Jun?a, Ana (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Jun?a, Ana (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Maria Leonor Est?v?o de Jesus Jun?a, Ana (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfa??o no trabalho - Job satisfaction Covid-19 - Covid-19 Bem-estar - Well-being Professores - Teachers |
topic |
Satisfa??o no trabalho - Job satisfaction Covid-19 - Covid-19 Bem-estar - Well-being Professores - Teachers |
description |
Enquadramento: No final do ano de 2019, o mundo deparou-se com um problema de extrema gravidade: a propaga??o do v?rus COVID-19. A n?vel laboral esta situa??o sentiu-se muito. Em todas as ?reas de trabalho houve mudan?as e adapta??es das circunst?ncias de trabalho como por exemplo a modalidade de teletrabalho. A avalia??o da satisfa??o no trabalho ? muito importante. Deve ser feita com regularidade para que as chefias tenham no??o do que poder? estar a falhar ou n?o no desempenho dos seus colaboradores. A satisfa??o no trabalho ? complexa e subjetiva porque varia de indiv?duo para indiv?duo e de contexto para contexto. Objetivo: Perceber se h? diferen?as significativas nos n?veis de satisfa??o no trabalho dos docentes em exerc?cio de fun??es durante o per?odo de confinamento e p?s-confinamento. M?todo: A amostra compreende 39 docentes da Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Foram respondidos question?rios em duas fases (uma que corresponde ao per?odo de confinamento e uma segunda que corresponde ao per?odo de p?s- confinamento). As vari?veis finais avaliadas s?o as dimens?es de satisfa??o no trabalho e bem-estar. Resultados: Denota-se um aumento significativo nos resultados das vari?veis de satisfa??o intr?nseca e de satisfa??o com a participa??o, comparando com as restantes. Esta evolu??o verificou-se na compara??o dos per?odos em causa (confinamento e p?s- confinamento). Os restantes resultados, apesar de estatisticamente n?o serem t?o relevantes, apresentam uma evolu??o positiva. Conclus?o: Com esta investiga??o pode concluir-se que h? diferen?as significativas na satisfa??o no trabalho no per?odo de confinamento para o p?s-confinamento. / Background: At the end of 2019, the world faced an extremely serious problem: the spread of the COVID-19 virus. Regarding the labor area this situation was felt a lot. In this areas there were changes and adaptations to work circumstances, such as e-working. The assessment of job satisfaction is meaningful. Therefore, it must be done regularly so that managers are aware of what may or may not be failing in the performance of their employees. Job satisfaction is complex and subjective because it varies from individual to individual and from context to context. Objective: Understand if there are significant differences in the levels of job satisfaction of professors working during the period of lockdown and post-lockdown. Method: The sample consisted of 39 professors from Escola Secund?ria Dr. Joaquim de Carvalho. Questionnaires were answered in two phases (one that corresponds to the period of lockdown and another that corresponds to the period of post-lockdown). The final variables evaluated are the dimensions of job satisfaction and well-being. Results: There is a significant increase in the results of the variables of intrinsic satisfaction and satisfaction with participation, compared to the others. This evolution was verified in the comparison of the periods in question (lockdown and post-lockdown). The remaining results, although not statistically relevant, show a positive evolution. Conclusion: There are no significant differences in job satisfaction in the period of lockdown and post lockdown. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-07-23T14:28:24Z 2021-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270 TID:202697835 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270 |
identifier_str_mv |
TID:202697835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136428649611264 |