Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51953 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar. |
id |
RCAP_a4473191212623d261ccf07903331fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51953 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!Challenging young children to calculate!Resolução de problemasRaciocínio aditivoMatemática no pré-escolarProblem solvingAdditive reasoningMathematics in kindergartenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar.This paper presents results of a short intervention program focused on 5-6-years-old children (n=12) problem solving of additive structure. Children were individually interviewed before and after the intervention. Results suggest that children’s additive reasoning can be stimulated by problem solving. And they also suggest that the educator has an important role in the creation of opportunities to improve children’s additive reasoning.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSoutinho, FlorbelaMamede, Ema20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51953poreISSN: 2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:21.254352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! Challenging young children to calculate! |
title |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
spellingShingle |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! Soutinho, Florbela Resolução de problemas Raciocínio aditivo Matemática no pré-escolar Problem solving Additive reasoning Mathematics in kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
title_full |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
title_fullStr |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
title_full_unstemmed |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
title_sort |
Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! |
author |
Soutinho, Florbela |
author_facet |
Soutinho, Florbela Mamede, Ema |
author_role |
author |
author2 |
Mamede, Ema |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soutinho, Florbela Mamede, Ema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Raciocínio aditivo Matemática no pré-escolar Problem solving Additive reasoning Mathematics in kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resolução de problemas Raciocínio aditivo Matemática no pré-escolar Problem solving Additive reasoning Mathematics in kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma breve intervenção centrada na resolução de problemas de estrutura aditiva com crianças de 5 e 6 anos (n=12). As crianças foram entrevistadas individualmente antes e depois da intervenção. Os resultados sugerem que o raciocínio aditivo das crianças pode ser estimulado com a resolução de problemas. Remetem ainda para o papel determinante do educador no favorecimento e criação de oportunidades impulsionadoras do desenvolvimento do raciocínio aditivo, em crianças do pré-escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51953 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
eISSN: 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132425511501824 |