Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavas, Isabel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leal da Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18041
Resumo: O estudo que se apresenta foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Gestão Educacional. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas estruturas organizacionais e nas dinâmicas relacionais entre docentes para consecução do Projecto Educativo daquela escola. Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugou-se a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo nove participantes. Das reflexões finais, que a triangulação metodológica e a análise de conteúdo nos permitiram realizar, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da Escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que as funções de cada elemento estão bem definidas e assumidas em grupo, identificando-se ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se a Directora do 1º Ciclo como fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias. Compreendemos que existe um caminho a percorrer no sentido da promoção da cooperação entre os docentes, pelo que fomentar e investir em dinâmicas formativas que os envolvam a todos em contextos do seu trabalho nos pareceram relevantes, para um emergente desenvolvimento do sistema organizacional. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades onde os encontros, os trabalhos conjuntos, a partilha de experiências e as interacções sejam os alicerces para a construção de ambientes e de projectos formativos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e com eles a organização se desenvolva.
id RCAP_a493ebf25002cb14fae8fce551cf0db6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em ConjuntoProfessores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacionalO estudo que se apresenta foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Gestão Educacional. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas estruturas organizacionais e nas dinâmicas relacionais entre docentes para consecução do Projecto Educativo daquela escola. Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugou-se a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo nove participantes. Das reflexões finais, que a triangulação metodológica e a análise de conteúdo nos permitiram realizar, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da Escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que as funções de cada elemento estão bem definidas e assumidas em grupo, identificando-se ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se a Directora do 1º Ciclo como fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias. Compreendemos que existe um caminho a percorrer no sentido da promoção da cooperação entre os docentes, pelo que fomentar e investir em dinâmicas formativas que os envolvam a todos em contextos do seu trabalho nos pareceram relevantes, para um emergente desenvolvimento do sistema organizacional. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades onde os encontros, os trabalhos conjuntos, a partilha de experiências e as interacções sejam os alicerces para a construção de ambientes e de projectos formativos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e com eles a organização se desenvolva.Universidade Católica - Porto2016-03-14T17:25:58Z2016-03-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18041http://hdl.handle.net/10174/18041por• Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015, Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto. In: J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão (Orgs.) Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional, (pp. 273-283). Universidade Católica: Porto.978-989-99486-0-0isabelcavas@gmail.commclc@uevora.ptEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário InternacionalCavas, IsabelLeal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:58.016871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
title Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
spellingShingle Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
Cavas, Isabel
Professores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacional
title_short Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
title_full Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
title_fullStr Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
title_full_unstemmed Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
title_sort Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto
author Cavas, Isabel
author_facet Cavas, Isabel
Leal da Costa, Conceição
author_role author
author2 Leal da Costa, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavas, Isabel
Leal da Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Professores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacional
topic Professores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacional
description O estudo que se apresenta foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Gestão Educacional. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas estruturas organizacionais e nas dinâmicas relacionais entre docentes para consecução do Projecto Educativo daquela escola. Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugou-se a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo nove participantes. Das reflexões finais, que a triangulação metodológica e a análise de conteúdo nos permitiram realizar, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da Escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que as funções de cada elemento estão bem definidas e assumidas em grupo, identificando-se ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se a Directora do 1º Ciclo como fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias. Compreendemos que existe um caminho a percorrer no sentido da promoção da cooperação entre os docentes, pelo que fomentar e investir em dinâmicas formativas que os envolvam a todos em contextos do seu trabalho nos pareceram relevantes, para um emergente desenvolvimento do sistema organizacional. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades onde os encontros, os trabalhos conjuntos, a partilha de experiências e as interacções sejam os alicerces para a construção de ambientes e de projectos formativos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e com eles a organização se desenvolva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-14T17:25:58Z
2016-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18041
http://hdl.handle.net/10174/18041
url http://hdl.handle.net/10174/18041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv • Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015, Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto. In: J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão (Orgs.) Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional, (pp. 273-283). Universidade Católica: Porto.
978-989-99486-0-0
isabelcavas@gmail.com
mclc@uevora.pt
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica - Porto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica - Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581901090816