As perspetivas das crianças sobre o brincar: um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24032 |
Resumo: | O presente relatório final surgiu a propósito do período de intervenção pedagógica, proporcionada no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este resultou de uma investigação com crianças do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos atribuir-lhes um papel participativo, e compreender as suas perspetivas acerca do brincar. Este estudo apresenta um cariz qualitativo e, desta forma, procura dar voz às crianças para se expressarem sobre uma atividade que é parte integrante da infância, tomando em linha de conta a imagem da criança como um ser ativo, competente e produtor de conhecimento. As perspetivas das crianças foram escutadas através da metodologia da Abordagem Mosaico (Clark e Moss, 2001) e de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de promover a sua participação e reflexão. Os dados recolhidos foram analisados através da Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta às quatro questões orientadoras do estudo. A investigação permitiu concluir, que em ambos os contextos, as crianças apresentam diferentes perspetivas sobre o conceito de brincar e distinguem esta atividade de outras ações, que existem espaços em que é permitido brincar, contudo dependem das condições meteorológicas e da autorização por parte do adulto, e que apresentam preferência por realizar determinadas brincadeiras. |
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