As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21873 |
Resumo: | Este relatório final surgiu no contexto de um percurso de formação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II. Este resulta de um estudo sobre as perspetivas das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do brincar e tem como objetivos atribuir-lhes um papel verdadeiramente participativo e compreender se as suas perceções variam tendo em conta os diferentes contextos educativos. Tomando como linha de orientação conceções que valorizam a criança como sujeito ativo, este estudo procura dar-lhes voz sobre uma das suas realidades vividas. Sendo as crianças as protagonistas do brincar, foram ouvidas as suas perspetivas através de entrevistas e da metodologia da Abordagem de Mosaico (Clark, 2005), com o objetivo de contribuir para a atualização do estado da arte da área da educação. Os dados obtidos foram tratados através da teoria emergente Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta a quatro questões surgidas no decorrer dos estágios de prática educativa. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que estas distinguem a atividade do brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço e tempo para brincar. |
id |
RCAP_32a3008871fc09253c538e4433ad1a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básicoPerspetiva da CriançaBrincarAbordagem MosaicoEste relatório final surgiu no contexto de um percurso de formação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II. Este resulta de um estudo sobre as perspetivas das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do brincar e tem como objetivos atribuir-lhes um papel verdadeiramente participativo e compreender se as suas perceções variam tendo em conta os diferentes contextos educativos. Tomando como linha de orientação conceções que valorizam a criança como sujeito ativo, este estudo procura dar-lhes voz sobre uma das suas realidades vividas. Sendo as crianças as protagonistas do brincar, foram ouvidas as suas perspetivas através de entrevistas e da metodologia da Abordagem de Mosaico (Clark, 2005), com o objetivo de contribuir para a atualização do estado da arte da área da educação. Os dados obtidos foram tratados através da teoria emergente Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta a quatro questões surgidas no decorrer dos estágios de prática educativa. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que estas distinguem a atividade do brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço e tempo para brincar.Repositório ComumMachado, Ana Rita Mendes2018-03-06T13:55:27Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21873201852403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:03.180443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
title |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico Machado, Ana Rita Mendes Perspetiva da Criança Brincar Abordagem Mosaico |
title_short |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As perspetivas das crianças sobre o brincar - um estudo em contextos de jardim de infância e de 1º ciclo do ensino básico |
author |
Machado, Ana Rita Mendes |
author_facet |
Machado, Ana Rita Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ana Rita Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspetiva da Criança Brincar Abordagem Mosaico |
topic |
Perspetiva da Criança Brincar Abordagem Mosaico |
description |
Este relatório final surgiu no contexto de um percurso de formação no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II. Este resulta de um estudo sobre as perspetivas das crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do brincar e tem como objetivos atribuir-lhes um papel verdadeiramente participativo e compreender se as suas perceções variam tendo em conta os diferentes contextos educativos. Tomando como linha de orientação conceções que valorizam a criança como sujeito ativo, este estudo procura dar-lhes voz sobre uma das suas realidades vividas. Sendo as crianças as protagonistas do brincar, foram ouvidas as suas perspetivas através de entrevistas e da metodologia da Abordagem de Mosaico (Clark, 2005), com o objetivo de contribuir para a atualização do estado da arte da área da educação. Os dados obtidos foram tratados através da teoria emergente Grounded Theory (Glaser e Strauss, 1967), que permitiu dar resposta a quatro questões surgidas no decorrer dos estágios de prática educativa. As conclusões obtidas permitiram entender que existem diferentes perspetivas das crianças sobre o que é brincar, que estas distinguem a atividade do brincar de outras ações e que existe uma grande diversidade de ideias no que respeita ao espaço e tempo para brincar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T13:55:27Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21873 201852403 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21873 |
identifier_str_mv |
201852403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024449671168 |