Efeito de um programa escolar de treino no desenvolvimento das capacidades de força em alunos dos 12 aos 16 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6922 |
Resumo: | O presente documento tem como objetivo a elaboração do relatório de estágio como parte integrante do mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco (ESCCB) em Vila Real, referente ao ano letivo 2014/2015, e teve como finalidade melhorar e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica, através da prática docente devidamente orientada, com desígnio à obtenção profissional na área da Educação Física. O presente trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo refere-.se à componente letiva desenvolvida, tendo sido descritas as tarefas de ensino/aprendizagem e as atividades afetas à relação Escola - Meio desenvolvidas na ESCCB. O segundo capítulo refere-se ao artigo científico elaborado, intitulado “Efeito de um programa escolar de treino no desenvolvimento das capacidades de força em alunos dos 12 aos 16 anos”. A amostra foi constituída por 2 grupos no total de 89 alunos pertencentes à ECCB, um grupo experimental (GE, n=45; 13,98±0,92 anos; 1,58±0,35 cm; 58,92±11,50 Kg) e um grupo de controlo (GC, n=44; 13,27±1,09 anos, 1,61±0,09 cm; 52,99±9,85 Kg). O GE realizou um programa de treino de força durante 8 semanas. Os dois grupos efetuaram um pré-teste e após 8 semanas, um pós teste onde foram avaliados a força dos membros superiores, inferiores e tronco através da suspensão de braços fletidos (SBF), salto em comprimento (SC) e força abdominal (ABD). Resultados: Após 8 semanas de treino de força o GE revelou diferenças estatisticamente significativas nas variáveis; (SBF p=0,001; SC p=0,031 e ABD p=0,001), contrariamente ao GC que não apresentou quaisquer diferenças significativas (p>0,05). Conclusões: As melhorias verificadas revelaram a eficácia do programa de treino de força aplicado durante as 8 semanas. Posto isto, este estudo visa poder ajudar à consciencialização da comunidade escolar e ainda ser útil e aplicado por todos os professores de educação física em benefício dos alunos. |
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Efeito de um programa escolar de treino no desenvolvimento das capacidades de força em alunos dos 12 aos 16 anosTreino de forçaJovensEducação físicaCapacidade motoraEscolaO presente documento tem como objetivo a elaboração do relatório de estágio como parte integrante do mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco (ESCCB) em Vila Real, referente ao ano letivo 2014/2015, e teve como finalidade melhorar e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica, através da prática docente devidamente orientada, com desígnio à obtenção profissional na área da Educação Física. O presente trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo refere-.se à componente letiva desenvolvida, tendo sido descritas as tarefas de ensino/aprendizagem e as atividades afetas à relação Escola - Meio desenvolvidas na ESCCB. O segundo capítulo refere-se ao artigo científico elaborado, intitulado “Efeito de um programa escolar de treino no desenvolvimento das capacidades de força em alunos dos 12 aos 16 anos”. A amostra foi constituída por 2 grupos no total de 89 alunos pertencentes à ECCB, um grupo experimental (GE, n=45; 13,98±0,92 anos; 1,58±0,35 cm; 58,92±11,50 Kg) e um grupo de controlo (GC, n=44; 13,27±1,09 anos, 1,61±0,09 cm; 52,99±9,85 Kg). O GE realizou um programa de treino de força durante 8 semanas. Os dois grupos efetuaram um pré-teste e após 8 semanas, um pós teste onde foram avaliados a força dos membros superiores, inferiores e tronco através da suspensão de braços fletidos (SBF), salto em comprimento (SC) e força abdominal (ABD). Resultados: Após 8 semanas de treino de força o GE revelou diferenças estatisticamente significativas nas variáveis; (SBF p=0,001; SC p=0,031 e ABD p=0,001), contrariamente ao GC que não apresentou quaisquer diferenças significativas (p>0,05). Conclusões: As melhorias verificadas revelaram a eficácia do programa de treino de força aplicado durante as 8 semanas. Posto isto, este estudo visa poder ajudar à consciencialização da comunidade escolar e ainda ser útil e aplicado por todos os professores de educação física em benefício dos alunos.This document aims preparing the probation report as part of the master´s degree in physical education in primary and secondary school from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The teaching practice was held in Camilo Castelo Branco Secondary School, Vila Real, referring to the academic year 2014/2015 and aimed to improve and consolidate theoretical knowledge acquired during the academic traing through the teaching practice properly oriented, with design professional achievement in the area of phisical education. This work is divided in two chapters. The first chapter refers to the developed school component, having been described teaching/learning tasks and activities related to school-circumstances developed in Camilo Castelo Branco Secondary School. The second chapter refers to the scientific article developed in eight weeks intitled “efect of the development of strenght training protocol motor skills in students from 12 to 16 years old”. The sample consisted of 2 groups in the total of 89 students from 12 and 16 years of scholarship, who were divided into two groups, one experimental group (EG, n = 45; 13.98 ± 0.92 years; 0.35 ± 1.58 cm; 58.92 ± 11.50 Kg) and a control group (CG, n = 44; 13.27 ± 1.09 years, 1.61 ± 0.09 cm; 52.99 ± 9.85 Kg). The EG held a strength training program for 8 weeks. These two groups made a pre-test and a post-test after 8 weeks, where we evaluated the strength of the lower and upper limbs and torso through the Flexed Arm Hang (FAH), Long Jump (LJ) and Curl-up test (CUT), respectively. Results: After 8 weeks of strength training the EG revealed statistically significant differences in the variables; (FAH p= 0, 0001; LJ p= 0.031 and CUT p= 0.001), contrary to the CG which did not provide any significant differences (P>0.05 >). Conclusions: The improvements proved the effectiveness of the strength training program applied during the considered 8 weeks, which can help the school community awareness regarding its application by all teachers of physical education for the benefit of the students.2016-11-28T15:47:42Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6922pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenelas, Nuno Miguel Guerrareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:31.259951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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