A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rita dos Anjos Gomes Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3676
Resumo: A globalização provocou a alteração dos espaços de decisão e, actualmente, são algumas das entidades supranacionais, como por exemplo, a União Europeia, as Nações Unidas e a OCDE que definem estratégias orientadoras nos assuntos mais urgentes da vida dos países e dos seus cidadãos. É nesta conjuntura que a luta pelos direitos das crianças, especialmente, pelo direito à participação se desenvolve. Se por um lado verificamos a disponibilidade do Estado para delegar e desenvolver políticas concertadas o que poderia beneficiar a visibilidade da infância, por outro lado, todas as entidades públicas estão mais centradas na obtenção dos resultados desejados pelo Estado. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Por essa razão decidimos realizar este estudo de caso, procurando reflectir sobre um projecto desenvolvido numa Escola que procurou envolver as suas crianças e jovens, garantindo que as suas vozes e opiniões eram ouvidas e tidas em consideração, tornando-os actores de um projecto de mudança.
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