A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3676 |
Resumo: | A globalização provocou a alteração dos espaços de decisão e, actualmente, são algumas das entidades supranacionais, como por exemplo, a União Europeia, as Nações Unidas e a OCDE que definem estratégias orientadoras nos assuntos mais urgentes da vida dos países e dos seus cidadãos. É nesta conjuntura que a luta pelos direitos das crianças, especialmente, pelo direito à participação se desenvolve. Se por um lado verificamos a disponibilidade do Estado para delegar e desenvolver políticas concertadas o que poderia beneficiar a visibilidade da infância, por outro lado, todas as entidades públicas estão mais centradas na obtenção dos resultados desejados pelo Estado. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Por essa razão decidimos realizar este estudo de caso, procurando reflectir sobre um projecto desenvolvido numa Escola que procurou envolver as suas crianças e jovens, garantindo que as suas vozes e opiniões eram ouvidas e tidas em consideração, tornando-os actores de um projecto de mudança. |
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A cidadania infantil: uma conquista das crianças no espaço escolarEducação para a cidadaniaDesenvolvimento das criançasDesenvolvimento socialEducação comunitáriaParticipação dos alunos - Águeda (Portugal)A globalização provocou a alteração dos espaços de decisão e, actualmente, são algumas das entidades supranacionais, como por exemplo, a União Europeia, as Nações Unidas e a OCDE que definem estratégias orientadoras nos assuntos mais urgentes da vida dos países e dos seus cidadãos. É nesta conjuntura que a luta pelos direitos das crianças, especialmente, pelo direito à participação se desenvolve. Se por um lado verificamos a disponibilidade do Estado para delegar e desenvolver políticas concertadas o que poderia beneficiar a visibilidade da infância, por outro lado, todas as entidades públicas estão mais centradas na obtenção dos resultados desejados pelo Estado. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Por essa razão decidimos realizar este estudo de caso, procurando reflectir sobre um projecto desenvolvido numa Escola que procurou envolver as suas crianças e jovens, garantindo que as suas vozes e opiniões eram ouvidas e tidas em consideração, tornando-os actores de um projecto de mudança.Globalization has caused the change of the decision of spaces and, nowadays, they are some of the supranational entities, such as, the European Union, United Nations and the OCDE that define orienting strategies in the most urgent matters of the countries’ lives and its citizens. Is in this conjuncture that the fight for the children rights, especially, for the right to the participation, that it develops. If in on hand we see the availability of the Government to delegate and to develop mild policies that could benefit the visibility of infancy ,in the other hand, all public entities are more focused on obtaining the results desired by the Government. Assim, apercebemo-nos da continuada invisibilidade das crianças nas diversas esferas por onde se movem, especialmente, no que diz respeito à questão tão pertinente e premente do direito à participação. Thus, we are aware of the continued invisibility of children in the several spheres for where they move themselves, especially, in what concerns to the so pertinent and pressing question of the right to the participation. Therefore we decided to conduct this case study, searching for the reflection about a project developed in a school that sought to involve their students, ensuring that their voices and opinions were heard and taken into consideration, making them actors of a changing project.Universidade de Aveiro2011-06-22T10:50:04Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3676porSimões, Rita dos Anjos Gomes Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:26Zoai:ria.ua.pt:10773/3676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.665041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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