O complemento directo e indirecto em português e em castelhano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Lúcia Viegas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3370
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo o estudo dos complementos directo e indirecto em Português e Castelhano e posteriormente como os manuais escolares trabalham estes dois elementos sintácticos. No entanto, não podemos começar a falar do objecto de estudo deste trabalho, sem que antes se faça uma breve introdução sobre a gramática que é sempre objecto de estudo e de ensino tanto no português, como no castelhano. Assim neste sentido, a língua constitui-se como um factor de difusão cultural mas também é um factor que identifica um povo, para além desta característica a língua seja ela a portuguesa ou castelhana, tem normas e regras que a regem é dentro dessas regras que encontramos a gramática, mais nomeadamente o designado Conhecimento Explícito da Língua. Neste seguimento destaca-se o conceito que é dado por Sim-Sim (1997:30) sobre o Conhecimento Explícito da Língua, assim esta designa o Conhecimento Explícito da Língua como a progressiva consciencialização e sistematização do conhecimento implícito no uso da língua, após a designação comprovamos que este conhecimento é o que nós designamos de gramática, assim entende-se por gramática e citando Gomes (2008:13), como a ciência que estuda a língua privilegiando as dimensões, formais que se referem à morfologia e funcionais que fazem referência a sintaxe, contudo existem outros autores que incluem na gramática as dimensões significativas, que dizem respeito à semântica, ciência que estuda os significados em todo o seu sentido, lexicológicas que dizem respeito ao estudo das palavras de uma língua e por fim fonológicas, isto é a fonologia, que é a ciência que estuda o sistema sonoro da um idioma. A gramática teve o seu início na Grécia antiga vindo posteriormente estender-se por toda a Europa, apesar de nascer na Grécia não foi esta que influenciou a gramática portuguesa e a castelhana, assim estas gramáticas tiveram como base os estudos aplicados no século I D.C. por Varrão à língua latina. Durante a evolução da gramática foram elaboradas muitas teorias e realizadas diversas abordagem à mesma, essas abordagens foram sendo elaboradas durante século XX, com essas abordagens destacam-se estudiosos como Bloomfield, Chomsky, Saussure que se dedicaram ao longo do tempo ao estudo da evolução da língua e da gramática. As gramáticas tal como hoje as conhecemos são constituídas pela morfologia, que designa o estudo da palavra e a sua respectiva função na língua e pela sintaxe, que é um ramo da linguística que estuda a estrutura dos elementos na frase. Da gramática será neste trabalho abordada a sintaxe, mais nomeadamente a parte que se refere aos complementos verbais, tal como a gramática a sintaxe teve a sua origem na Grécia antiga tendo em Aristóteles o primeiro estudioso que efectuou a divisão da frase, e que posteriormente distinguiu os sujeitos e predicados respectivamente, após a elaboração desta divisão existiram vários contributos que vieram a completar o trabalho inicial levado a cabo por Aristóteles. Assim, hoje em dia encontramos as chamadas divisões sintácticas, nas quais podemos encontrar o sujeito, predicado, complementos nominais, complementos verbais, complementos verbo-nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo entre outros. Neste trabalho aqui apresentado, falar-se-á sobre os complementos directo e indirecto na língua portuguesa e na língua castelhana.
id RCAP_a65068580292dc68f2280404187fbbd4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O complemento directo e indirecto em português e em castelhanoLíngua portuguesa - Complemento directo - Manuais de portuguêsLíngua portuguesa - Complemento indirecto - Manuais de PortuguêsLíngua castelhana - Complemento directo - Manuais de castelhanoLíngua castelhana - Complemento indirecto - Manuais de castelhanoLíngua portuguesa - GramáticaLíngua castelhana - GramáticaA presente dissertação tem como objectivo o estudo dos complementos directo e indirecto em Português e Castelhano e posteriormente como os manuais escolares trabalham estes dois elementos sintácticos. No entanto, não podemos começar a falar do objecto de estudo deste trabalho, sem que antes se faça uma breve introdução sobre a gramática que é sempre objecto de estudo e de ensino tanto no português, como no castelhano. Assim neste sentido, a língua constitui-se como um factor de difusão cultural mas também é um factor que identifica um povo, para além desta característica a língua seja ela a portuguesa ou castelhana, tem normas e regras que a regem é dentro dessas regras que encontramos a gramática, mais nomeadamente o designado Conhecimento Explícito da Língua. Neste seguimento destaca-se o conceito que é dado por Sim-Sim (1997:30) sobre o Conhecimento Explícito da Língua, assim esta designa o Conhecimento Explícito da Língua como a progressiva consciencialização e sistematização do conhecimento implícito no uso da língua, após a designação comprovamos que este conhecimento é o que nós designamos de gramática, assim entende-se por gramática e citando Gomes (2008:13), como a ciência que estuda a língua privilegiando as dimensões, formais que se referem à morfologia e funcionais que fazem referência a sintaxe, contudo existem outros autores que incluem na gramática as dimensões significativas, que dizem respeito à semântica, ciência que estuda os significados em todo o seu sentido, lexicológicas que dizem respeito ao estudo das palavras de uma língua e por fim fonológicas, isto é a fonologia, que é a ciência que estuda o sistema sonoro da um idioma. A gramática teve o seu início na Grécia antiga vindo posteriormente estender-se por toda a Europa, apesar de nascer na Grécia não foi esta que influenciou a gramática portuguesa e a castelhana, assim estas gramáticas tiveram como base os estudos aplicados no século I D.C. por Varrão à língua latina. Durante a evolução da gramática foram elaboradas muitas teorias e realizadas diversas abordagem à mesma, essas abordagens foram sendo elaboradas durante século XX, com essas abordagens destacam-se estudiosos como Bloomfield, Chomsky, Saussure que se dedicaram ao longo do tempo ao estudo da evolução da língua e da gramática. As gramáticas tal como hoje as conhecemos são constituídas pela morfologia, que designa o estudo da palavra e a sua respectiva função na língua e pela sintaxe, que é um ramo da linguística que estuda a estrutura dos elementos na frase. Da gramática será neste trabalho abordada a sintaxe, mais nomeadamente a parte que se refere aos complementos verbais, tal como a gramática a sintaxe teve a sua origem na Grécia antiga tendo em Aristóteles o primeiro estudioso que efectuou a divisão da frase, e que posteriormente distinguiu os sujeitos e predicados respectivamente, após a elaboração desta divisão existiram vários contributos que vieram a completar o trabalho inicial levado a cabo por Aristóteles. Assim, hoje em dia encontramos as chamadas divisões sintácticas, nas quais podemos encontrar o sujeito, predicado, complementos nominais, complementos verbais, complementos verbo-nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo entre outros. Neste trabalho aqui apresentado, falar-se-á sobre os complementos directo e indirecto na língua portuguesa e na língua castelhana.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumGonçalves, Ana Lúcia Viegas2015-05-21T16:43:36Z20102010-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:48.306231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
title O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
spellingShingle O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
Gonçalves, Ana Lúcia Viegas
Língua portuguesa - Complemento directo - Manuais de português
Língua portuguesa - Complemento indirecto - Manuais de Português
Língua castelhana - Complemento directo - Manuais de castelhano
Língua castelhana - Complemento indirecto - Manuais de castelhano
Língua portuguesa - Gramática
Língua castelhana - Gramática
title_short O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
title_full O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
title_fullStr O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
title_full_unstemmed O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
title_sort O complemento directo e indirecto em português e em castelhano
author Gonçalves, Ana Lúcia Viegas
author_facet Gonçalves, Ana Lúcia Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Lúcia Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Complemento directo - Manuais de português
Língua portuguesa - Complemento indirecto - Manuais de Português
Língua castelhana - Complemento directo - Manuais de castelhano
Língua castelhana - Complemento indirecto - Manuais de castelhano
Língua portuguesa - Gramática
Língua castelhana - Gramática
topic Língua portuguesa - Complemento directo - Manuais de português
Língua portuguesa - Complemento indirecto - Manuais de Português
Língua castelhana - Complemento directo - Manuais de castelhano
Língua castelhana - Complemento indirecto - Manuais de castelhano
Língua portuguesa - Gramática
Língua castelhana - Gramática
description A presente dissertação tem como objectivo o estudo dos complementos directo e indirecto em Português e Castelhano e posteriormente como os manuais escolares trabalham estes dois elementos sintácticos. No entanto, não podemos começar a falar do objecto de estudo deste trabalho, sem que antes se faça uma breve introdução sobre a gramática que é sempre objecto de estudo e de ensino tanto no português, como no castelhano. Assim neste sentido, a língua constitui-se como um factor de difusão cultural mas também é um factor que identifica um povo, para além desta característica a língua seja ela a portuguesa ou castelhana, tem normas e regras que a regem é dentro dessas regras que encontramos a gramática, mais nomeadamente o designado Conhecimento Explícito da Língua. Neste seguimento destaca-se o conceito que é dado por Sim-Sim (1997:30) sobre o Conhecimento Explícito da Língua, assim esta designa o Conhecimento Explícito da Língua como a progressiva consciencialização e sistematização do conhecimento implícito no uso da língua, após a designação comprovamos que este conhecimento é o que nós designamos de gramática, assim entende-se por gramática e citando Gomes (2008:13), como a ciência que estuda a língua privilegiando as dimensões, formais que se referem à morfologia e funcionais que fazem referência a sintaxe, contudo existem outros autores que incluem na gramática as dimensões significativas, que dizem respeito à semântica, ciência que estuda os significados em todo o seu sentido, lexicológicas que dizem respeito ao estudo das palavras de uma língua e por fim fonológicas, isto é a fonologia, que é a ciência que estuda o sistema sonoro da um idioma. A gramática teve o seu início na Grécia antiga vindo posteriormente estender-se por toda a Europa, apesar de nascer na Grécia não foi esta que influenciou a gramática portuguesa e a castelhana, assim estas gramáticas tiveram como base os estudos aplicados no século I D.C. por Varrão à língua latina. Durante a evolução da gramática foram elaboradas muitas teorias e realizadas diversas abordagem à mesma, essas abordagens foram sendo elaboradas durante século XX, com essas abordagens destacam-se estudiosos como Bloomfield, Chomsky, Saussure que se dedicaram ao longo do tempo ao estudo da evolução da língua e da gramática. As gramáticas tal como hoje as conhecemos são constituídas pela morfologia, que designa o estudo da palavra e a sua respectiva função na língua e pela sintaxe, que é um ramo da linguística que estuda a estrutura dos elementos na frase. Da gramática será neste trabalho abordada a sintaxe, mais nomeadamente a parte que se refere aos complementos verbais, tal como a gramática a sintaxe teve a sua origem na Grécia antiga tendo em Aristóteles o primeiro estudioso que efectuou a divisão da frase, e que posteriormente distinguiu os sujeitos e predicados respectivamente, após a elaboração desta divisão existiram vários contributos que vieram a completar o trabalho inicial levado a cabo por Aristóteles. Assim, hoje em dia encontramos as chamadas divisões sintácticas, nas quais podemos encontrar o sujeito, predicado, complementos nominais, complementos verbais, complementos verbo-nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo entre outros. Neste trabalho aqui apresentado, falar-se-á sobre os complementos directo e indirecto na língua portuguesa e na língua castelhana.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-06
2010-01-01T00:00:00Z
2015-05-21T16:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3370
url http://hdl.handle.net/10400.6/3370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344966955008