O grau de exigência nas atividades da formação musical e seu efeito para condição de flow: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18792 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ramo Formação Musical, foi elaborado a partir da experiência como estagiário na instituição do Conservatório de Música da Maia. Reflete o resultado de uma evolução do seu autor como professor nas vertentes de ensino e investigação. O primeiro capítulo será dedicado à descrição do polo de estágio e à reflexão sobre os seus pressupostos educativos. O segundo capítulo integra uma perspetiva sobre ferramentas para o desenvolvimento profissional do professor e a sua aplicação na prática letiva. No terceiro capítulo realiza-se o Projeto de Investigação, um estudo de caso que analisa o estado de flow em atividades da Formação Musical, posto em prática nas aulas em que estagiou o mestrando. Procede-se a uma descrição do conceito de flow e dos seus modelos representativos, são apresentadas as dimensões ou sintomas da experiência ótima, assim como as várias formas de avaliação da experiência. É efetuada ainda uma análise comparativa da predisposição para a experiência de flow em cada atividade e em cada fase com diferentes graus de dificuldade aplicados. A análise de resultados aponta para uma ligeira tendência para a predisposição de flow em atividades construídas com equilíbrios de exigência médios e baixos, propondo conclusões em cada circunstância resultante. Apesar de constituir um estudo de caso e, neste contexto, se considerar ser preferível a construção de exercícios com uma exigência média, ou potencialmente mais baixa, o principal contributo poderá ser a sensibilização para o grau de dificuldade das atividades realizadas e a perspetiva da planificação de atividades com vista ao flow. |
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O grau de exigência nas atividades da formação musical e seu efeito para condição de flow: um estudo comparativoFormação musicalPrática de ensino supervisionadaFlowDesafioSupervised teaching practiceChallengeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ramo Formação Musical, foi elaborado a partir da experiência como estagiário na instituição do Conservatório de Música da Maia. Reflete o resultado de uma evolução do seu autor como professor nas vertentes de ensino e investigação. O primeiro capítulo será dedicado à descrição do polo de estágio e à reflexão sobre os seus pressupostos educativos. O segundo capítulo integra uma perspetiva sobre ferramentas para o desenvolvimento profissional do professor e a sua aplicação na prática letiva. No terceiro capítulo realiza-se o Projeto de Investigação, um estudo de caso que analisa o estado de flow em atividades da Formação Musical, posto em prática nas aulas em que estagiou o mestrando. Procede-se a uma descrição do conceito de flow e dos seus modelos representativos, são apresentadas as dimensões ou sintomas da experiência ótima, assim como as várias formas de avaliação da experiência. É efetuada ainda uma análise comparativa da predisposição para a experiência de flow em cada atividade e em cada fase com diferentes graus de dificuldade aplicados. A análise de resultados aponta para uma ligeira tendência para a predisposição de flow em atividades construídas com equilíbrios de exigência médios e baixos, propondo conclusões em cada circunstância resultante. Apesar de constituir um estudo de caso e, neste contexto, se considerar ser preferível a construção de exercícios com uma exigência média, ou potencialmente mais baixa, o principal contributo poderá ser a sensibilização para o grau de dificuldade das atividades realizadas e a perspetiva da planificação de atividades com vista ao flow.Degree in Music Teaching Formação Musical, was built from the experience as an intern in the institution of Conservatório de Música da Maia. It reflects the result of an evolution of its author as a Teacher, in the aspects of teaching and research. The first chapter will be dedicated to the description of the internship institution and to the reflection on its educational presuppositions. The second chapter involves a perspective on the tools for the professional development of the Teacher and its application in the teaching practice. In the third chapter the Research Project is carried out, a case study analysing the flow experience in activities of Formação Musical put into practice in the classes in which the author was an internee as a teacher. A characterization of the concept of flow and its representative models is presented, the dimensions or symptoms of optimal experience are presented, as well as the various ways of evaluating the experience. A comparative analysis is made regarding the predisposition for the flow experience in each activity and each phase built with differing challenge degrees. The analysis of results points to a slight tendency towards the predisposition of flow in activities built with medium and low balances of challenge, proposing conclusions in each resulting circumstance. Although it is a case study and in this context, it is considered preferable to create exercises with a medium or potentially lower challenge, the main contribution may be to raise awareness of the degree of difficulty of the activities carried out and the planning perspective of activities with a focus on flow.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandrePais-Vieira, Luísa SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Cristiano Vieira2021-10-26T13:56:19Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18792TID:202826457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.511369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ramo Formação Musical, foi elaborado a partir da experiência como estagiário na instituição do Conservatório de Música da Maia. Reflete o resultado de uma evolução do seu autor como professor nas vertentes de ensino e investigação. O primeiro capítulo será dedicado à descrição do polo de estágio e à reflexão sobre os seus pressupostos educativos. O segundo capítulo integra uma perspetiva sobre ferramentas para o desenvolvimento profissional do professor e a sua aplicação na prática letiva. No terceiro capítulo realiza-se o Projeto de Investigação, um estudo de caso que analisa o estado de flow em atividades da Formação Musical, posto em prática nas aulas em que estagiou o mestrando. Procede-se a uma descrição do conceito de flow e dos seus modelos representativos, são apresentadas as dimensões ou sintomas da experiência ótima, assim como as várias formas de avaliação da experiência. É efetuada ainda uma análise comparativa da predisposição para a experiência de flow em cada atividade e em cada fase com diferentes graus de dificuldade aplicados. A análise de resultados aponta para uma ligeira tendência para a predisposição de flow em atividades construídas com equilíbrios de exigência médios e baixos, propondo conclusões em cada circunstância resultante. Apesar de constituir um estudo de caso e, neste contexto, se considerar ser preferível a construção de exercícios com uma exigência média, ou potencialmente mais baixa, o principal contributo poderá ser a sensibilização para o grau de dificuldade das atividades realizadas e a perspetiva da planificação de atividades com vista ao flow. |
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