Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandre Filipe Norberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3087
Resumo: O sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional.
id RCAP_a77d2b9e15ce3f288c92b3829fb85744
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Funcionalidades essenciais na presença comercial na internetConsumidores - Compra onlineComércio electrónicoO sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional.The success of a commercial internet presence is strongly affected by its functionalities. With the increasing number of available websites, online consumers have a wider range of alternatives, while companies face new challenges, regarding their attraction and retention. A balanced implementation of functionalities within a commercial internet presence is important, because of not only the involved complexity and cognitive load required in their use, but also for financial reasons. Investing money on features (e.g., software modules, programming time, maintenance and update, etc.) that are not valued by online consumers, hinders an efficient allocation of resources, especially when financial resources are scarce, a situation that corresponds to many small businesses operating on the internet. However, literature provides little help for managers to decide which functionalities should be implemented, according to a rational basis. Within this context, this research sought to fill in the gap between literature review and the need for helping companies to understand better how to build and keep online businesses. Our work identified 16 essential functionalities grouped into four sets: order processing, advertising and prominence, product analysis, and traditional payment.Antunes, Francisco José PeixeirouBibliorumFerreira, Alexandre Filipe Norberto2015-02-24T19:31:02Z20132013-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3087TID:201273799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.540951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
title Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
spellingShingle Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
Ferreira, Alexandre Filipe Norberto
Consumidores - Compra online
Comércio electrónico
title_short Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
title_full Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
title_fullStr Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
title_full_unstemmed Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
title_sort Funcionalidades essenciais na presença comercial na internet
author Ferreira, Alexandre Filipe Norberto
author_facet Ferreira, Alexandre Filipe Norberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Francisco José Peixeiro
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alexandre Filipe Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidores - Compra online
Comércio electrónico
topic Consumidores - Compra online
Comércio electrónico
description O sucesso da presença comercial na internet de uma empresa é fortemente afetado pelas funcionalidades que possui. Com o aumento do número de websites disponíveis, a possibilidade de escolha dos consumidores é agora mais vasta, originando novos desafios às empresas no que concerne à atração e retenção dos consumidores online. A implementação equilibrada de funcionalidades dentro da presença comercial na internet é importante, não só devido complexidade e à carga cognitiva requerida na sua utilização, mas também devido a razões financeiras. Investir dinheiro (por exemplo, na aquisição de módulos de software, tempo de programação, manutenção e atualização, etc.) em funcionalidades que não são valorizadas pelos consumidores online, não parece uma afetação eficiente de recursos, especialmente quando estes são escassos, situação essa que corresponde a muitas pequenas empresas que operam na internet. No entanto, a literatura oferece pouca ajuda aos gestores para decidirem que funcionalidades devem ser implementadas, de acordo com uma base racional. Dentro deste contexto, pretendeu-se preencher com este trabalho a lacuna entre a revisão da literatura e a necessidade de ajudar na escolha das funcionalidades adequadas para implementar uma presença comercial na internet. Através deste trabalho identificaram-se 16 funcionalidades essenciais que devem ser implementadas, estando estas agrupadas em quatro conjuntos: processamento das encomendas; publicidade e destaque; análise de produtos; e pagamento tradicional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-10
2013-01-01T00:00:00Z
2015-02-24T19:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3087
TID:201273799
url http://hdl.handle.net/10400.6/3087
identifier_str_mv TID:201273799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136343292379136