Garagem Rito: plano estratégico na época da digitalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39443
Resumo: A evolução da tecnologia e a crescente importância das redes sociais, têm criado mudanças no comportamento dos consumidores, estando estes cada vez mais conectados pelas várias plataformas online e dependentes da tecnologia. Atualmente, ter uma presença online bem planeada é crucial para o crescimento das organizações, independentemente do seu tamanho, pois muitos dos consumidores utilizam a Internet para pesquisar informações, comparar produtos e realizar compras. Torna-se assim imperativo que as organizações se adaptem e migrem para os canais digitais, de forma a acompanharem as mudanças de comportamento do consumidor e expandirem o seu alcance. Apesar de a Garagem Rito já estar presente em alguns canais digitais, a sua presença é fraca e foram identificadas lacunas na forma de comunicar a sua mensagem, o que não transmite confiança ao consumidor e justifica a quebra significativa de vendas, que têm vindo a sentir-se nos últimos tempos. Neste sentido e de forma a dar resposta à problemática identificada, foi elaborada uma estratégia de comunicação integrada de marketing, destacando a importância da comunicação eficaz na promoção de produtos e serviços. O plano inicia-se com uma análise completa da organização por meio de um diagnóstico que engloba tanto o ambiente externo quanto o interno. Em seguida, foram definidos o público-alvo e os objetivos estratégicos, que direcionou o plano de comunicação, garantindo que as ações estivessem alinhadas com as metas estabelecidas. Embora o plano tenha sido cuidadosamente elaborado, a sua implementação e avaliação não foram possíveis, devido a restrições de tempo e à necessidade de formação dos colaboradores. No entanto, o trabalho fornece uma base sólida para futuras ações e serve como um guia para a implementação de estratégias de comunicação de marketing eficazes. O plano de comunicação de marketing desenvolvido tem como objetivo fortalecer a presença da marca, aumentar a conscientização do público-alvo e impulsionar as vendas. Ao utilizar uma combinação estratégica de canais de comunicação e criar conteúdo envolvente, a Garagem Rito irá destacar-se no mercado e estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes. A análise constante dos resultados e a adaptação das estratégias conforme necessário são elementos-chave para o sucesso do plano de comunicação de marketing.
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Apesar de a Garagem Rito já estar presente em alguns canais digitais, a sua presença é fraca e foram identificadas lacunas na forma de comunicar a sua mensagem, o que não transmite confiança ao consumidor e justifica a quebra significativa de vendas, que têm vindo a sentir-se nos últimos tempos. Neste sentido e de forma a dar resposta à problemática identificada, foi elaborada uma estratégia de comunicação integrada de marketing, destacando a importância da comunicação eficaz na promoção de produtos e serviços. O plano inicia-se com uma análise completa da organização por meio de um diagnóstico que engloba tanto o ambiente externo quanto o interno. Em seguida, foram definidos o público-alvo e os objetivos estratégicos, que direcionou o plano de comunicação, garantindo que as ações estivessem alinhadas com as metas estabelecidas. Embora o plano tenha sido cuidadosamente elaborado, a sua implementação e avaliação não foram possíveis, devido a restrições de tempo e à necessidade de formação dos colaboradores. No entanto, o trabalho fornece uma base sólida para futuras ações e serve como um guia para a implementação de estratégias de comunicação de marketing eficazes. O plano de comunicação de marketing desenvolvido tem como objetivo fortalecer a presença da marca, aumentar a conscientização do público-alvo e impulsionar as vendas. Ao utilizar uma combinação estratégica de canais de comunicação e criar conteúdo envolvente, a Garagem Rito irá destacar-se no mercado e estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes. A análise constante dos resultados e a adaptação das estratégias conforme necessário são elementos-chave para o sucesso do plano de comunicação de marketing.The evolution of technology and the growing importance of social networks have impacted the behavior of consumers, who are increasingly connected through various online platforms and dependent on technology. Currently, having a well-planned online presence is crucial for the growth of organizations, regardless of their size, as many consumers use the Internet to search for information, compare products and make purchases. It therefore becomes imperative that organizations adapt and migrate to digital channels, to keep up with changes in consumer behavior and expand their reach. Although Garagem Rito is already present in some digital channels, its presence is weak and gaps were identified in the way of communicating its message, which does not convey confidence to the consumer and justifies the significant drop in sales, which they have been experiencing up in recent times. In this sense, and to respond to the identified problem, an integrated marketing communication strategy was developed, highlighting the importance of effective communication in the promotion of products and services. The plan begins with a complete analysis of the organization through a diagnosis that incorporates both the external and internal situation. Then, the target audience and the strategic objectives were defined, which guided the communication plan, ensuring that the actions were aligned with the established goals. Although the plan was carefully prepared, its implementation and evaluation were not possible due to time constraints and the need for employee training. However, this work provides a solid basis for future actions and serves as a guide for the implementation of effective marketing communication strategies for this company. The developed marketing communication plan aims to strengthen the brand presence, increase target audience awareness, and boost sales. By using a strategic combination of communication channels and creating engaging content, Garagem Rito will stand out in the market and establish lasting relationships with customers. Constantly analyzing results and adapting strategies as needed are key elements for a successful marketing communications plan.2023-09-28T10:04:15Z2023-07-05T00:00:00Z2023-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39443porFerreira, Ana Rita Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:01Zoai:ria.ua.pt:10773/39443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:37.065235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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