A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Catarina Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5195
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_a79510d3a75fb65b4e30b1ad1a3b6ded
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiaisInclusãoEquipa educativaNecessidades educativas especiaisPerturbação de hiperatividadeDéfice de atençãoJardim de InfânciaInclusionEducation teamSpecial educational needsAttention deficitHyperactivity disorderKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende ilustrar as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática Profissional Supervisionada, realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e de Jardim-de-Infância. O principal objetivo deste relatório é analisar de forma reflexiva a intervenção concretizada em ambos os contextos educativos, tendo em conta as intenções definidas para a ação pedagógica e a concretização das mesmas durante a prática profissional. Do estágio em jardim-de-infância surgiu a problemática em questão: “A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais”. Pretende-se ilustrar o papel dos diferentes membros da equipa educativa, tendo em conta os seus princípios e estratégias na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais. Assim sendo, foi utilizada a metodologia de investigação-ação para desenvolver esta problemática. Numa primeira frase, recorreu-se à observação do contexto educativo, mais concretamente dos diferentes elementos que constituem a equipa educativa que trabalha com a criança com necessidades educativas especiais. De seguida, realizaram-se entrevistas semi-diretivas aos diferentes membros dessa equipa. Por fim, analisaram-se os dados obtidos e cruzaram-se com referencial teórico. Os principais resultados obtidos com esta investigação levam-nos a crer que a criança apresenta níveis de concentração mais elevados em ambientes calmos e onde se privilegiam de tempos de trabalho individualizado.ABSTRACT This report seeks to illustrate the learning acquired throughout my Supervised Professional Practice, carried out in the Masters in Preeschool Education, in the contexts of Nursery and Kindergarten. The aim of this report is to reflectively analyze the intervention in both educational settings, taking into account the pedagogical action intentions set and their implementation during the professional practice. In the kindergarten, the issue of “The importance of different members of the education team in the inclusion of a child with Special Education Needs” was raised. We intend to illustrate the role of different members of the education team, taking into account their strategies for inclusion of Special Educational Needs children. Therefore, to develop the problematic, the research-action methodology was used. First, we observed the educational context, specifically the different elements of the educational team that works with the child with special educational needs. Then, semi-directed interviews were conducted to different members of that team. Finally, we analyzed the data obtained and crossed it with the theoretical framework. The main results of this research lead us to believe that the children have higher concentration levels in quiet environments and with individual work.Seixas, CristinaRCIPLNunes, Catarina Sofia Ferreira2015-09-17T10:19:35Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5195TID:201362309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.444153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
title A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
spellingShingle A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
Nunes, Catarina Sofia Ferreira
Inclusão
Equipa educativa
Necessidades educativas especiais
Perturbação de hiperatividade
Défice de atenção
Jardim de Infância
Inclusion
Education team
Special educational needs
Attention deficit
Hyperactivity disorder
Kindergarten
title_short A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
title_full A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
title_fullStr A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
title_sort A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
author Nunes, Catarina Sofia Ferreira
author_facet Nunes, Catarina Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Catarina Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Equipa educativa
Necessidades educativas especiais
Perturbação de hiperatividade
Défice de atenção
Jardim de Infância
Inclusion
Education team
Special educational needs
Attention deficit
Hyperactivity disorder
Kindergarten
topic Inclusão
Equipa educativa
Necessidades educativas especiais
Perturbação de hiperatividade
Défice de atenção
Jardim de Infância
Inclusion
Education team
Special educational needs
Attention deficit
Hyperactivity disorder
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T10:19:35Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5195
TID:201362309
url http://hdl.handle.net/10400.21/5195
identifier_str_mv TID:201362309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133402526384128