A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5195 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_a79510d3a75fb65b4e30b1ad1a3b6ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiaisInclusãoEquipa educativaNecessidades educativas especiaisPerturbação de hiperatividadeDéfice de atençãoJardim de InfânciaInclusionEducation teamSpecial educational needsAttention deficitHyperactivity disorderKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende ilustrar as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática Profissional Supervisionada, realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e de Jardim-de-Infância. O principal objetivo deste relatório é analisar de forma reflexiva a intervenção concretizada em ambos os contextos educativos, tendo em conta as intenções definidas para a ação pedagógica e a concretização das mesmas durante a prática profissional. Do estágio em jardim-de-infância surgiu a problemática em questão: “A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais”. Pretende-se ilustrar o papel dos diferentes membros da equipa educativa, tendo em conta os seus princípios e estratégias na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais. Assim sendo, foi utilizada a metodologia de investigação-ação para desenvolver esta problemática. Numa primeira frase, recorreu-se à observação do contexto educativo, mais concretamente dos diferentes elementos que constituem a equipa educativa que trabalha com a criança com necessidades educativas especiais. De seguida, realizaram-se entrevistas semi-diretivas aos diferentes membros dessa equipa. Por fim, analisaram-se os dados obtidos e cruzaram-se com referencial teórico. Os principais resultados obtidos com esta investigação levam-nos a crer que a criança apresenta níveis de concentração mais elevados em ambientes calmos e onde se privilegiam de tempos de trabalho individualizado.ABSTRACT This report seeks to illustrate the learning acquired throughout my Supervised Professional Practice, carried out in the Masters in Preeschool Education, in the contexts of Nursery and Kindergarten. The aim of this report is to reflectively analyze the intervention in both educational settings, taking into account the pedagogical action intentions set and their implementation during the professional practice. In the kindergarten, the issue of “The importance of different members of the education team in the inclusion of a child with Special Education Needs” was raised. We intend to illustrate the role of different members of the education team, taking into account their strategies for inclusion of Special Educational Needs children. Therefore, to develop the problematic, the research-action methodology was used. First, we observed the educational context, specifically the different elements of the educational team that works with the child with special educational needs. Then, semi-directed interviews were conducted to different members of that team. Finally, we analyzed the data obtained and crossed it with the theoretical framework. The main results of this research lead us to believe that the children have higher concentration levels in quiet environments and with individual work.Seixas, CristinaRCIPLNunes, Catarina Sofia Ferreira2015-09-17T10:19:35Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5195TID:201362309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.444153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
title |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais Nunes, Catarina Sofia Ferreira Inclusão Equipa educativa Necessidades educativas especiais Perturbação de hiperatividade Défice de atenção Jardim de Infância Inclusion Education team Special educational needs Attention deficit Hyperactivity disorder Kindergarten |
title_short |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
title_full |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
title_sort |
A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais |
author |
Nunes, Catarina Sofia Ferreira |
author_facet |
Nunes, Catarina Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Catarina Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Equipa educativa Necessidades educativas especiais Perturbação de hiperatividade Défice de atenção Jardim de Infância Inclusion Education team Special educational needs Attention deficit Hyperactivity disorder Kindergarten |
topic |
Inclusão Equipa educativa Necessidades educativas especiais Perturbação de hiperatividade Défice de atenção Jardim de Infância Inclusion Education team Special educational needs Attention deficit Hyperactivity disorder Kindergarten |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17T10:19:35Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5195 TID:201362309 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5195 |
identifier_str_mv |
TID:201362309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133402526384128 |