Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Beatriz Raimundo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97420
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a7a948084ee05b7ac56a6a7ce2eed834
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação FísicaTeacher Training Report developed at the Integrated Middle School with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class 8th E, in the academic year of 2020/2021 - The Attitude of Students with an age range between 15 and 18 years in view of the Insertion of Students with Disabilities in Physical EducationEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoPrática PedagógicaTeacher TrainingPhysical EducationReflexionPedagogical PracticeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio Pedagógico, surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório representa todo o processo desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, através de uma reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido, na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 8ºE, no ano letivo de 2020/2021.Este relatório apresenta toda a componente prática realizada de forma sistemática, expondo todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer desta etapa, bem como as dificuldades sentidas e ultrapassadas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos, referentes à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação e aprofundamento do tema-problema. No primeiro capítulo serão apresentadas as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. O segundo capítulo apresenta-se subdividido em quatro partes: 1) as atividades de ensino-aprendizagem; 2) atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas e 4) a atitude ética e profissional. Ainda neste capítulo será relatado a nossa experiência enquanto professores-estagiários no Ensino à Distância. Por fim, no último capítulo, apresentar-se-á o aprofundamento do Tema-Problema, que está relacionado com a verificação do impacto das atitudes dos alunos face à inclusão de colegas com necessidades especiais nas aulas de Educação Física.The following Teacher Training Report arises within the Internship Report curricular unit, of the 2nd year of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Middle and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The report represents the entire process developed during the Teacher Training, through a critical, structured and reasoned reflexion, with regards to the developed journey at the Integrated Middle School with JI Prof. Dr.Ferrer Correia, and the class 8th E in the academic year of 2020/2021. This report represents the whole practical component carried out in a systematic way, exposing all the experiences, developed and acquired learning during this stage, as well as the experienced and surpassed difficulties. This document is divided into three chapters, with reference to the contextualisation of the developed practise, reflective analysis of the pedagogical practise and the presentation and further development of the theme-problem. Within the first chapter, the initial expectations and characterisation of the context will be presented. The second chapter is divided into four parts: 1) teaching-learning activities; 2) school organization and management activities; 3) educational projects and partnerships; 4) ethical and professional attitude. Also, within this chapter, our experience as teacher-trainees during Distance Learning will be mentioned. Lastly, the final chapter, will set forward the deepening of the Theme-Problem, which is related to the verification of the impact of student’s attitudes regarding the inclusion of colleagues with special needs in Physical Education classes.2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97420http://hdl.handle.net/10316/97420TID:202891631porMartins, Beatriz Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.414114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Teacher Training Report developed at the Integrated Middle School with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class 8th E, in the academic year of 2020/2021 - The Attitude of Students with an age range between 15 and 18 years in view of the Insertion of Students with Disabilities in Physical Education
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Martins, Beatriz Raimundo
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogical Practice
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
author Martins, Beatriz Raimundo
author_facet Martins, Beatriz Raimundo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Beatriz Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogical Practice
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogical Practice
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97420
http://hdl.handle.net/10316/97420
TID:202891631
url http://hdl.handle.net/10316/97420
identifier_str_mv TID:202891631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051572908032