Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Pinheiro, Milena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes, Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11566
Resumo: Neste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados.
id RCAP_a8587929e18ef06a943d34630db1563e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidadeProfessional development of an early elementary school teacher on the subject of probabilityFormação continuada de professoresDesenvolvimento profissional docenteEnsino de probabilidadeAnos IniciaisTeacher continued educationProfessional teaching developmentTeaching of probabilityEarly years of educationNeste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados.Abstract This article reports part of a study carried out in the context of continued education in which the participants were mathematics teachers working at the early years of elementary school. We sought to understand the implications of such formative stance in a teacher’s professional development, and, in particular, for the teacher Safira. This article is part of an on-going doctoral research that is being carried out by the first author, in which issues related to probability teaching are discussed. Based on a qualitative methodology, the investigation aimed to describe and interpret Safira’s participation from data collected on the initial research questionnaire, during the development sessions, in an interview and on observations of video-recorded classes conducted by the teacher. Results were analyzed using theories related to knowledge, reflection, and professional development. It was evidenced that the teacher’s professional development was boosted from her participation in the formative process, which contributed to knowledge acquisition and to the development or enhancement of her reflective capacity, thus exerting influence on her planning regarding new teaching situations and on her choice for adequate intervention promoting the students’ understanding of the concepts being taught.RCIPLSales Pinheiro, MilenaSerrazina, Maria De LurdesGarcia Silva, Angelica Da Fontoura2020-05-04T08:30:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11566porPinheiro, Maria Gracilene de Carvalho, Serrazina, Maria de Lurdes, & Silva, Angélica da Fontoura Garcia. (2019). Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 1175-1194. Epub December 02, 2019.https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a101980-441510.1590/1980-4415v33n65a10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:47.966497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
Professional development of an early elementary school teacher on the subject of probability
title Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
spellingShingle Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
Sales Pinheiro, Milena
Formação continuada de professores
Desenvolvimento profissional docente
Ensino de probabilidade
Anos Iniciais
Teacher continued education
Professional teaching development
Teaching of probability
Early years of education
title_short Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
title_full Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
title_fullStr Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
title_sort Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
author Sales Pinheiro, Milena
author_facet Sales Pinheiro, Milena
Serrazina, Maria De Lurdes
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Pinheiro, Milena
Serrazina, Maria De Lurdes
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Desenvolvimento profissional docente
Ensino de probabilidade
Anos Iniciais
Teacher continued education
Professional teaching development
Teaching of probability
Early years of education
topic Formação continuada de professores
Desenvolvimento profissional docente
Ensino de probabilidade
Anos Iniciais
Teacher continued education
Professional teaching development
Teaching of probability
Early years of education
description Neste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-05-04T08:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11566
url http://hdl.handle.net/10400.21/11566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho, Serrazina, Maria de Lurdes, & Silva, Angélica da Fontoura Garcia. (2019). Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 1175-1194. Epub December 02, 2019.https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a10
1980-4415
10.1590/1980-4415v33n65a10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133466137198592