Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11566 |
Resumo: | Neste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados. |
id |
RCAP_a8587929e18ef06a943d34630db1563e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidadeProfessional development of an early elementary school teacher on the subject of probabilityFormação continuada de professoresDesenvolvimento profissional docenteEnsino de probabilidadeAnos IniciaisTeacher continued educationProfessional teaching developmentTeaching of probabilityEarly years of educationNeste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados.Abstract This article reports part of a study carried out in the context of continued education in which the participants were mathematics teachers working at the early years of elementary school. We sought to understand the implications of such formative stance in a teacher’s professional development, and, in particular, for the teacher Safira. This article is part of an on-going doctoral research that is being carried out by the first author, in which issues related to probability teaching are discussed. Based on a qualitative methodology, the investigation aimed to describe and interpret Safira’s participation from data collected on the initial research questionnaire, during the development sessions, in an interview and on observations of video-recorded classes conducted by the teacher. Results were analyzed using theories related to knowledge, reflection, and professional development. It was evidenced that the teacher’s professional development was boosted from her participation in the formative process, which contributed to knowledge acquisition and to the development or enhancement of her reflective capacity, thus exerting influence on her planning regarding new teaching situations and on her choice for adequate intervention promoting the students’ understanding of the concepts being taught.RCIPLSales Pinheiro, MilenaSerrazina, Maria De LurdesGarcia Silva, Angelica Da Fontoura2020-05-04T08:30:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11566porPinheiro, Maria Gracilene de Carvalho, Serrazina, Maria de Lurdes, & Silva, Angélica da Fontoura Garcia. (2019). Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 1175-1194. Epub December 02, 2019.https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a101980-441510.1590/1980-4415v33n65a10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:47.966497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade Professional development of an early elementary school teacher on the subject of probability |
title |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade Sales Pinheiro, Milena Formação continuada de professores Desenvolvimento profissional docente Ensino de probabilidade Anos Iniciais Teacher continued education Professional teaching development Teaching of probability Early years of education |
title_short |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
title_full |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
title_sort |
Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos Iniciais do ensino fundamental no tema probabilidade |
author |
Sales Pinheiro, Milena |
author_facet |
Sales Pinheiro, Milena Serrazina, Maria De Lurdes Garcia Silva, Angelica Da Fontoura |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria De Lurdes Garcia Silva, Angelica Da Fontoura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales Pinheiro, Milena Serrazina, Maria De Lurdes Garcia Silva, Angelica Da Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Desenvolvimento profissional docente Ensino de probabilidade Anos Iniciais Teacher continued education Professional teaching development Teaching of probability Early years of education |
topic |
Formação continuada de professores Desenvolvimento profissional docente Ensino de probabilidade Anos Iniciais Teacher continued education Professional teaching development Teaching of probability Early years of education |
description |
Neste texto relata-se parte de um estudo realizado num contexto de formação continuada, do qual participaram professores que lecionam Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se compreender quais são as implicações dessa formação no processo de desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da professora Safira. Trata-se do recorte de uma investigação de doutorado em andamento que está sendo desenvolvida pela primeira autora, em que se discutem questões relativas ao ensino de Probabilidade. Adotando uma metodologia qualitativa, procurou-se descrever e interpretar a participação da professora Safira, a partir dos dados coletados em um questionário inicial de pesquisa, nas sessões de formação, em uma entrevista e na observação de vídeos de aulas desenvolvidas pela professora. Os resultados foram analisados à luz de teorias a respeito do conhecimento, reflexão e desenvolvimento profissional. Evidenciou-se que o desenvolvimento profissional da professora foi impulsionado por sua participação no processo formativo, que contribuiu para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento ou a ampliação da sua capacidade de reflexão, influenciando-a no planejamento de situações novas de ensino e na escolha de intervenções adequadas à compreensão, por parte dos seus alunos, dos conceitos explorados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-05-04T08:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11566 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho, Serrazina, Maria de Lurdes, & Silva, Angélica da Fontoura Garcia. (2019). Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 1175-1194. Epub December 02, 2019.https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a10 1980-4415 10.1590/1980-4415v33n65a10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133466137198592 |