Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8624 |
Resumo: | O presente relatório perspectiva o plano de ação traçado e levado à prática pela mestranda ao longo de um ano de estágio, subdividido em duas valências: a creche e o pré-escolar. A experiência em contexto educativo foi complementada pelas aulas teórico-práticas da Unidade Curricular (U.C) de Prática Pedagógica Supervisionada, que contribuiu para o desenvolvimento de competências de observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Ao longo de todo este documento, vão ser feitas referências à imagem da criança como um ser competente, capaz e criativo, pelo que deverá, acima de tudo ser respeitado e integrado nos vários processos sociais, culturais e educativos. A visão da mestranda assenta em pedagogias participativas, de raiz construtivista, referindo assim que a aprendizagem realizada individualmente pela criança é importante mas é sobretudo um processo que tem de ser concretizado em comunidade, onde o educador assume o papel de observador, orientador e estimulador da imaginação e criatividade das crianças. Os primeiros anos de vida de uma criança pequena são favoráveis para as ajudar a estabelecer uma base sólida no que diz respeito às relações de confiança e sociais. Assim, a educação de infância tem um papel crucial na construção e manutenção destas relações uma vez que esta constitui uma etapa relevante na formação do seu percurso de vida. A futura educadora pretende demonstrar a aprendizagem, crescimento e evolução bem como todo o caminho que tem ainda a percorrer. |
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Relatório de Estágio em Educação Pré-EscolarEducador de infânciaCrechePré-escolarDesenvolvimento de competências profissionaisChildhood educationDay carepre-schoolDevelopment of professional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório perspectiva o plano de ação traçado e levado à prática pela mestranda ao longo de um ano de estágio, subdividido em duas valências: a creche e o pré-escolar. A experiência em contexto educativo foi complementada pelas aulas teórico-práticas da Unidade Curricular (U.C) de Prática Pedagógica Supervisionada, que contribuiu para o desenvolvimento de competências de observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Ao longo de todo este documento, vão ser feitas referências à imagem da criança como um ser competente, capaz e criativo, pelo que deverá, acima de tudo ser respeitado e integrado nos vários processos sociais, culturais e educativos. A visão da mestranda assenta em pedagogias participativas, de raiz construtivista, referindo assim que a aprendizagem realizada individualmente pela criança é importante mas é sobretudo um processo que tem de ser concretizado em comunidade, onde o educador assume o papel de observador, orientador e estimulador da imaginação e criatividade das crianças. Os primeiros anos de vida de uma criança pequena são favoráveis para as ajudar a estabelecer uma base sólida no que diz respeito às relações de confiança e sociais. Assim, a educação de infância tem um papel crucial na construção e manutenção destas relações uma vez que esta constitui uma etapa relevante na formação do seu percurso de vida. A futura educadora pretende demonstrar a aprendizagem, crescimento e evolução bem como todo o caminho que tem ainda a percorrer.This report perspective the plan of action outlined by the graduate student over a year of internship. This report takes place in two different places: day care and pre-school. The experience in an educational context was complemented by theoretical-practical course (U.C) of Supervised Pedagogic Practice, which contribute to the development of skills such as observation, planning, action, evaluation and reflection. Throughout this document, references to the image of the child will be made as a competent, capable and creative being. Children should also be respected and integrated in different contexts: social, cultural and educational. The vision of the master's degree is based on participatory pedagogies, specifically the constructivist, which is based on the concept that individual learning by the children is important but is mostly a process done in community, where the teacher assumes the role of observer, advisor and stimulator of the children creativity and imagination. The early years of a child are favorable to help them to establish solid social and trust relationships. The childhood educator has a crucial role in building and maintaining these relationships since this is the first stage of training in their life path. The future educator wants to demonstrate what she have learned, grew and how she evolved but also everything still has to learn.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMelo, Mónica Alexandra Cabral de2016-11-07T17:32:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8624TID:201613808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.928036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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