Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mónica Alexandra Cabral de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8624
Resumo: O presente relatório perspectiva o plano de ação traçado e levado à prática pela mestranda ao longo de um ano de estágio, subdividido em duas valências: a creche e o pré-escolar. A experiência em contexto educativo foi complementada pelas aulas teórico-práticas da Unidade Curricular (U.C) de Prática Pedagógica Supervisionada, que contribuiu para o desenvolvimento de competências de observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Ao longo de todo este documento, vão ser feitas referências à imagem da criança como um ser competente, capaz e criativo, pelo que deverá, acima de tudo ser respeitado e integrado nos vários processos sociais, culturais e educativos. A visão da mestranda assenta em pedagogias participativas, de raiz construtivista, referindo assim que a aprendizagem realizada individualmente pela criança é importante mas é sobretudo um processo que tem de ser concretizado em comunidade, onde o educador assume o papel de observador, orientador e estimulador da imaginação e criatividade das crianças. Os primeiros anos de vida de uma criança pequena são favoráveis para as ajudar a estabelecer uma base sólida no que diz respeito às relações de confiança e sociais. Assim, a educação de infância tem um papel crucial na construção e manutenção destas relações uma vez que esta constitui uma etapa relevante na formação do seu percurso de vida. A futura educadora pretende demonstrar a aprendizagem, crescimento e evolução bem como todo o caminho que tem ainda a percorrer.
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