Employer branding: fatores privilegiados num potencial empregador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cláudia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14105
Resumo: Num contexto organizacional, é evidente que ter os melhores talentos pode trazer os melhores resultados. Para atrair estes talentos, as organizações têm de investir em políticas de Employer Branding e devem estar conscientes do que atrai um candidato a uma organização. Esta investigação foca-se no estudo dos fatores que os estudantes universitários e recém-graduados valorizam quando pensam num potencial empregador e como a reputação organizacional pode influenciar esta escolha. Este estudo foi baseado em três instrumentos: os Key Attributes of Employer Brand Image in Graduate Recruitment (Knox, S., Freeman, C., 2006), o Work Design Questionnaire (Morgeson & Humphrey, 2006) e o Reputation Quotient (Fombrun, Gardberg e Sever, 2013). O questionário baseado nestes instrumentos foi aplicado a uma amostra de 154 estudantes universitários e recém-graduados. Baseado nos resultados, conclui-se que um salário elevado e uma organização prestigiante em conjunto com boas condições de trabalho e ambiente e identificação com a tarefa, explicam um bom lugar para trabalhar, mediando estas relações a reputação organizacional. Foi igualmente concluído que são os mais jovens que valorizam mais a identificação com a tarefa e a variedade de tarefas. Foi também demonstrado que existem algumas diferenças significativas em certos fatores entre homens e mulheres. As mulheres tendem a valorizar mais o apoio social, a formação, a identificação com a tarefa e trabalhar com relativamente baixos níveis de stress do que os homens. Finalmente, este estudo conclui que os estudantes e recém-graduados valorizam mais a formação e oportunidades de progressão na carreira do que um salário elevado.
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