Employer branding e a percepção da geração Z sobre as relações de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodeghiero, Renata Pacheco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240219
Resumo: A gestão de marca empregadora (employer branding) consiste nas estratégias de comunicação capazes de atrair e reter talentos nas organizações. Esse tema, que possui muitas aproximações à atuação de um profissional de Relações Públicas, tem ganhado força e relevância no mercado brasileiro, devido a busca por talentos cada vez mais capacitados para as funções necessárias às organizações. Ao mesmo tempo, cresce o número de pessoas da Geração Z (nascidos de 1995 a 2010) ocupando espaço no mercado de trabalho. Por se tratar de uma geração nova e, portanto, com características sócio-comportamentais ainda em desenvolvimento, há uma oportunidade de entendimento sobre quais motivações a Geração Z tem em relação à construção da sua carreira profissional. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo principal responder à questão: “o que transforma uma marca em employer brand para a Geração Z?”. Para a realização desta pesquisa, foram acionados autores que dialogam e contribuem com os temas de employer branding, a partir de Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020), e com os conceitos de Comunicação, Cultura Organizacional e Reputação de Marca, a partir de Baldissera (2004; 2007; 2008; 2010a; 2010b), Hall (2000), Maffesoli (1996) Almeida (2005), Schein (1984), Marchiori (2008), entre outros. O entendimento sobre as características e conceitualização sobre a Geração Z também fazem parte do estudo. Nessa pesquisa de natureza exploratória com abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário online com 243 pessoas pertencentes à Geração Z. As principais conclusões da pesquisa fazem conexão dos atributos de marca empregadora a busca por identificações da Geração Z.
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