A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14898
Resumo: É inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech.
id RCAP_a954520944dfb86f93eea4ae1348aaee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didácticaÉ inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech.Universidade de Évora2015-08-20T14:32:19Z2015-08-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14898http://hdl.handle.net/10174/14898porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt708Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:44.998179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
title A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
spellingShingle A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho
title_short A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
title_full A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
title_fullStr A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
title_full_unstemmed A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
title_sort A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
author Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho
author_facet Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho
description É inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-08-20T14:32:19Z
2015-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14898
http://hdl.handle.net/10174/14898
url http://hdl.handle.net/10174/14898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Química
teses@bib.uevora.pt
708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136552608071680