A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14898 |
Resumo: | É inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech. |
id |
RCAP_a954520944dfb86f93eea4ae1348aaee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didácticaÉ inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech.Universidade de Évora2015-08-20T14:32:19Z2015-08-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14898http://hdl.handle.net/10174/14898porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt708Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:44.998179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
title |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
spellingShingle |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho |
title_short |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
title_full |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
title_fullStr |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
title_full_unstemmed |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
title_sort |
A experiência de Orsted: contributos da história e filosofia da ciência para a sua valorização didáctica |
author |
Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho |
author_facet |
Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Nazaré Lavrador Correia Pombinho |
description |
É inquietante a falta de motivação dos jovens estudantes para as áreas científicas. Acreditamos que esta tendência pode ser contrariada se promovidos ambientes de aprendizagem articulados com apontamentos de História e Filosofia das Ciências. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre esta temática, ilustrado com uma aplicação feita ao ensino da Física e Química, que incorpora as orientações programáticas de cariz CTSA (Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente) do Currículo Nacional do Ensino Básico Português. Para o efeito foi escolhida uma experiência histórica que merecia ser valorizada, pois teve uma enorme repercussão científica, social e tecnológica, faz parte dos manuais escolares desde o século XIX e teve a singularidade de nascer em contexto didáctico: a Experiência de Ørsted. O trabalho envolveu a recriação da experiência em sala de aula, contextualizando-a com elementos de uma narrativa construída; ABSTRACT: The lack of motivation of young students regarding the scientific areas is unsettling. We believe that this tendency can be dealt with if learning environments articulated with History and Science Philosophy are promoted. In this paper we present a study on this subject, illustrated with an experiment conducted in the area of Physics and Chemistry which includes the STSE (Science, Technology, Society and Environment) program guidelines of the National Curriculum of the Portuguese Elementary Teaching Level. An historical experiment which deserved to be recognized was chosen to this effect because it had enormous scientific, social and technological repercussions; it is a part of school books since the 19th century and had the singularity of coming to life in a didactic context: the Ørsted Experiment. The paper involved the recreation of the experiment in the classroom, contextualizing it with elements from the narrative speech. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2015-08-20T14:32:19Z 2015-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14898 http://hdl.handle.net/10174/14898 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Química teses@bib.uevora.pt 708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136552608071680 |