Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Filomena Maria Fontes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/929
Resumo: A sociedade da informação e do conhecimento, ao propor novas formas de comunicação, permite novas formas de acesso, criação e difusão da informação. Neste contexto, enfatiza-se o papel dos professores bibliotecários, em especial na transmissão de competências de literacia da informação, enquanto aprendizagem ativa, autónoma, potenciadora do pensamento crítico e da capacidade de aprender a aprender. O presente trabalho está dividido em duas grandes partes. A primeira constitui o enquadramento teórico, em que se reflete sobre a evolução concetual e histórica do conceito de literacia de informação, a sua relação com a biblioteca escolar e com a escola. A segunda parte descreve um projeto de intervenção aplicado com o objetivo de promover competências e valores relacionados com a pesquisa, avaliação, organização, comunicação da informação e construção do conhecimento, junto de uma amostra de jovens alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, partindo do estudo prévio dos seus comportamentos informacionais. Os dados foram recolhidos mediante a realização de uma entrevista a docentes, a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e a observação destes em situação. Os resultados revelam que os alunos têm destreza tecnológica, mas carecem das competências necessárias para transformar a informação em conhecimento. Trabalhando colaborativamente com as estruturas pedagógicas da escola, em situações e contextos concretos integrados no currículo, o professor bibliotecário formará uma sólida equipa, projetada para melhorar a prestação académica dos alunos, a sua autonomia e pensamento crítico necessários para o sucesso ao longo da vida.
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